TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico

Casos: Desenvolvimento Economico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  2.105 Palavras (9 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

De acordo com o que foi proposto na etapa 1 do trabalho, iremos falar de Desenvolvimento Econômico, usando um único artigo de Luiz Carlos Bresser Pereira, “O CONCEITO HISTÓRICO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO” e também algumas referencias do Livro PLT da matéria em pauta. O grupo optou por fazer uma pequena síntese do artigo escolhido na etapa 1, por se tratar de um tema grande e com muitas informações , respondendo assim, o que se pede. E deixando com clareza a importância do Desenvolvimento Econômico. Já na etapa 2 abordamos alguns dados relevantes da economia dos países do BRIC´S. Com base no Plt Desenvolvimento Econômico; nos slides das aulas que assistimos (acrescentamos comentários das aulas). Caminhando mais na evolução do trabalho, apresentamos uma planilha (conforme sugestão proposta no site pnud.org, com dados dos municípios da região onde se situa nossa unidade de ensino Anhanguera Belo Horizonte.

3.

Desenvolvimento

O Índice de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estático Italiano, CORRADO GINI.

Curva de Lorez é uma representação gráfica construída a partir da ordenação da população pela renda.

O IDH, foi desenvolvido na década de 90 pelo economista Mahbub, com a colaboração de Amartya Sen, para ser uma ferramenta a mais para aferir o avanço do bem estar de uma população. Sendo assim contrapõe a outro indicador muito utilizado, o PIB per capita e que procura considerar não apenas a dimensão econômica, mas outros aspectos que influenciam na qualidade de vida humana.

O desenvolvimento econômico é um fenômeno histórico que passa a ocorrer nos países ou, Estados - nação que realizam sua revolução capitalista, e se caracteriza pelo aumento sustentado da produtividade ou da renda por habitante, acompanhado por sistemático processo de acumulação de capital e incorporação de progresso técnico.

Os dois fatores fundamentais a determinar, diretamente, o desenvolvimento econômico são a taxa de acumulação de capital em relação ao produto nacional, e a capacidade de incorporação de progresso técnico à produção.

O fator principal a determinar a maior ou menor aceleração do desenvolvimento capitalista é a existência ou não de uma estratégia nacional de desenvolvimento. Na medida em que uma sociedade nacional revela suficiente coesão quando se trata de competir internacionalmente, ela aproveitará melhor os recursos e as instituições de que dispõe para crescer. Celso Furtado, interpretando livremente Marx, propôs que a ideia do desenvolvimento se constitui em dois momentos históricos e está intimamente relacionada com o processo de racionalização que caracterizará o mundo moderno.

O desenvolvimento econômico é assim um fenômeno histórico, de um lado relacionado com o surgimento das nações e a formação dos estados nacionais

ou estados nação, e, de outro, com a acumulação de capital e a incorporação de progresso técnico ao trabalho e ao próprio capital, que ocorrem sob a coordenação das instituições e principalmente de mercados relativamente competitivos. O desenvolvimento é, portanto, um fenômeno relacionado com o surgimento das duas instituições fundamentais do novo sistema capitalista: o estado e os mercados. Para que haja desenvolvimento é essencial que haja um processo de crescimento da renda por habitante, ou do produto agregado por habitante, ou da produtividade. Não existe desenvolvimento sem que a produção e a renda média cresçam. As críticas a esta medida são inúmeras, e não vou aqui repeti-las. Existem processos de crescimento da renda por habitante, especialmente em países produtores de petróleo, que não indicam real desenvolvimento.

No processo de desenvolvimento econômico existe um objetivo geral claro por parte das nações, de suas elites e de seus governos: a melhoria do padrão de vida da população. O desenvolvimento econômico, portanto, é um processo histórico voltado para um objetivo claro. Um objetivo que não é meramente retórico, ainda que, em cada país, os ricos e a classe média estejam mais preocupados com o seu padrão de vida do que com o de toda a população.

O desenvolvimento econômico ocorre historicamente no contexto de estados nacionais. O sistema capitalista está organizado essencialmente a partir de estado -nação soberanos, ainda que interdependentes, dotados de um estado, de uma população, e de um território. O desenvolvimento econômico, definido nos termos anteriores, é um processo histórico deliberado de elevação dos padrões de vida que ocorre dentro de cada estado - nação. É o resultado de uma estratégia nacional que tem como líderes os governantes, como principais agentes os empresários e a burocracia do estado, e como forma de realização a acumulação de capital e a incorporação de conhecimento à produção. Em cada estado nacional sua liderança é exercida pelo governo, que age em estreita relação com os cidadãos e particularmente com os empresários no processo de definir políticas econômicas e instituições legais que promovam o investimento e o aumento da produtividade.

5.

O desenvolvimento econômico ocorre por etapas. Embora seja relativamente autossustentado, na medida em que a sobrevivência das empresas, em um ambiente de rápida transformação tecnológica, não têm alternativa senão reinvestir seus lucros, está sempre sujeito a crises e a eventuais paralisações de longo prazo, como vimos acontecer com a América Latina a partir de 1980.

O desenvolvimento econômico ou a melhoria dos padrões de vida é um dos quatro grandes objetivos políticos a que se propõem as sociedades nacionais modernas, ao lado da segurança, da liberdade, e da justiça social. É um objetivo fundamental que não se opõe aos outros três no médio prazo, mas que terá que ser permanentemente submetido a compromissos em função dos conflitos de curto prazo. O desenvolvimento é um processo histórico que as sociedades nacionais modernas buscam levar adiante através de estratégias nacionais.

Na medida em que se trata de um fenômeno histórico, e que envolve a permanente competição entre os estado-nação por alcançar níveis mais elevados de vida para seus cidadãos, podemos, do ponto de vista do momento em que o desenvolvimento se desencadeia ou a revolução industrial acontece, três tipos de desenvolvimento.

Em conclusão, o desenvolvimento econômico promove a melhoria dos padrões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com