TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Humano E Social

Trabalho Universitário: Desenvolvimento Humano E Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.479 Palavras (6 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 6

Pergunta 1

0 em 0,8 pontos

Incorreta

O transtorno e déficit de atenção tem sido um diagnóstico muito frequente entre crianças em idade escolar. A atenção é uma função psíquica muito importante e sobre ela podemos afirmar que:

Resposta

Resposta Selecionada: b.

A atenção representa a direção da vontade, orientando as ações concretas em torno dos objetos de desejo.

Resposta Correta: a.

A atenção representa a direção da consciência, orientando as ações concretas que o indivíduo deseja realizar.

Feedback da resposta:

A atenção representa a direção da consciência, orientando as ações concretas que o indivíduo deseja realizar. Ela possibilita que se concentre a energia mental, orientando as ações concretas que o indivíduo deseja realizar. É importante destacar que a possibilidade de se manter um bom nível de atenção estará intimamente relacionada com nossa seletividade perceptiva, com nossa capacidade de concentração nos estímulos relevantes. Devemos observar que a atenção estará vinculada com a estrutura de nosso pensamento e dependerá também de nossa capacidade de memorização.

Pergunta 2

0 em 0,8 pontos

Incorreta

Mauro é fisioterapeuta desde 1976. Hoje com 61 anos observa que suas condições físicas o impedem de manter a mesma jornada e ritmo de trabalho mantida nesses quase quarenta anos. Essa fase do desenvolvimento vocacional é conhecida como:

Resposta

Resposta Selecionada: e.

fase de estabelecimento

Resposta Correta: b.

fase de manutenção

Feedback da resposta:

Fase de Manutenção: O quarto estágio é classificado como a fase de manutenção e este período transcorre entre os 45 e 65 anos de idade; nesta etapa o principal desafio será manter-se ativo, útil, necessário. É um período em que o indivíduo procurará manter algum tipo de atividade e este aspecto será muito importante, inclusive, para sua auto-estima.

Pergunta 3

0 em 0,8 pontos

Incorreta

A maneira como a pessoa lida com as suas emoções também é um elemento importante para o bom desenvolvimento das suas capacidades. De acordo com a teoria da Inteligência Emocional, para que se alcance esse objetivo é necessário aprender a:

I- Inibir as próprias emoções, especialmente quando elas ocorrem e não tomar contato com as emoções.

II- Reconhecer as emoções dos outros, desenvolvendo a empatia e a habilidade no trato com as outras pessoas.

III- Evitar os relacionamentos interpessoais para administrar conflitos e propor soluções pertinentes.

Sobre estas afirmações, é verdadeiro afirmar que:

Resposta

Resposta Selecionada: c.

As afirmações II e III são verdadeiras.

Resposta Correta: d.

A afirmação II é verdadeira.

Feedback da resposta:

De acordo com a teoria da Inteligência Emocional, para que se alcance o bom desenvolvimento das suas capacidades é necessário aprender a conhecer as próprias emoções, especialmente quando elas ocorrem; lidar com as emoções: saber livrar-se da ansiedade; ser tolerante consigo mesmo; expressar a raiva objetivamente; motivar-se, utilizando a energia das emoções em benefício próprio; saber reconhecer as emoções dos outros : ser empático, habilidoso no trato com as outras pessoas e lidar com os relacionamentos : saber ser popular no grupo, liderar pessoas, saber administrar conflitos e propor soluções pertinentes.

Pergunta 4

0 em 0,8 pontos

Incorreta

O perfil da atenção à saúde deve acontecer em diferentes níveis, envolvendo ações e preocupações distintas. Quando estamos diante de um ambiente em que são utilizadas ações educativas, atuamos em:

Resposta

Resposta Selecionada: e.

Atenção Residual

Resposta Correta: b.

Prevenção Primária

Feedback da resposta:

Conceitua-se como prevenção primária todas as ações educacionais ou intervenções clínicas que impedem a ocorrência do problema.

Pergunta 5

0 em 0,8 pontos

Incorreta

Observe as afirmações abaixo:

I- Na fase de estabelecimento a pessoa poderá vivenciar algumas mudanças em relação à sua atividade profissional, buscando adequar seu trabalho às suas necessidades pessoais e à sua realidade objetiva.

II- No período de estabilização, a manutenção da segurança profissional é a principal preocupação do indivíduo, que buscará o aprimoramento necessário para manter sua empregabilidade.

III- O período de estabilização é marcado pela criatividade e pelo crescimento profissional.

Sobre estas afirmações:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

Apenas a afirmação II é verdadeira.

Resposta Correta: c.

As afirmações I, II e III são verdadeiras.

Feedback da resposta:

As afirmações I, II e III são verdadeiras. O terceiro estágio é definido como a fase de estabelecimento. A partir dos 25 anos a pessoa poderá vivenciar algumas mudanças em relação à sua atividade profissional, buscando adequar seu trabalho às suas necessidades pessoais e à sua realidade objetiva. No período de estabilização, que ocorre entre 30 e 45 anos de idade, o foco será a manutenção da segurança profissional; o indivíduo precisará estar atento para as demandas do mercado e procurará o aprimoramento necessário para manter sua empregabilidade. Em função destas características este período costuma ser o mais criativo no percurso profissional do indivíduo.

Pergunta 6

0,8 em 0,8 pontos

Correta

Flávio tem apresentado fraqueza e exaustão corporal, irritabilidade, dificuldade para se concentrar, dores de cabeça e insegurança, sem que tenha realizado grandes jornadas de trabalho ou atividade física intensa. Esse quadro pode ser sintoma de:

Resposta

Resposta Selecionada: a.

Síndromes neurastênicas ou síndrome da fadiga

Resposta Correta: a.

Síndromes neurastênicas ou síndrome da fadiga

Feedback da resposta:

Nas síndromes neurastênicas: o termo está sendo substituído pela síndrome da fadiga crônica, na qual a pessoa apresenta fraqueza e exaustão corporal, irritabilidade, dificuldade para se concentrar, dores de cabeça e insegurança.

Pergunta 7

0,8 em 0,8 pontos

Correta

Algumas pessoas não sabem identificar as emoções que experienciam e se deixam levar por essas emoções, sendo instáveis e tendo dificuldades para modificar o seu modo de agir, pois não se dão conta do ponto que atingem. Essas pessoas podem ser categorizadas como:

Resposta

Resposta Selecionada: a.

Pessoa Mergulhada

Resposta Correta: a.

Pessoa Mergulhada

Feedback da resposta:

Pessoas Mergulhadas não sabem identificar as emoções que experenciam e se deixam levar por essas emoções; são instáveis; têm dificuldades para modificar o seu modo de agir, pois não se dão conta do ponto que atingem. Mostrando-se temperamentais e são facilmente desacreditadas devido ao seu descontrole emocional. Podem se sentir emocionalmente perturbadas, acreditando que as emoções dominam o seu raciocínio.

Pergunta 8

0 em 0,8 pontos

Incorreta

O clima organizacional possibilita-nos analisar como se processa o trabalho na empresa e de que maneira as pessoas, os grupos e a instituição interagem. São vários os índices que devem ser levados em conta, entre eles a frequência e as condições em que ocorre o absenteísmo. Sobre o absenteísmo, observe as afirmações abaixo:

I- Este indicador deve ser levado em conta pensando exclusivamente na frequência com que ocorrem as ausências ao trabalho.

II- Esse índice tem revelado o baixo compromisso do trabalhador contemporâneo com as lógicas produtivas.

III- É relevante avaliar as razões para o absenteísmo e os prejuízos que elas acarretam ao trabalho, ao desempenho do profissional e ao relacionamento interpessoal que se desenvolve na empresa.

Sobre estas afirmações, é verdadeiro afirmar que:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

A afirmação II é verdadeira.

Resposta Correta: e.

A afirmação III é verdadeira.

Feedback da resposta:

Este indicador pode retratar não só a frequência com que ocorrem as ausências ao trabalho, como também descrever quais são as razões para que o funcionário falte. Além disso, ao abordar este tema, é importante destacar a necessidade de avaliar as razões dessas ausências; os prejuízos que elas acarretam ao trabalho, ao desempenho do profissional e ao relacionamento interpessoal que se desenvolve na empresa. Caberá aos empresários implementar estratégias que possam reduzir o impacto desses problemas no dia a dia.

Pergunta 9

0,8 em 0,8 pontos

Correta

Mauro tem 18 anos e busca encontrar uma profissão que lhe confira independência. Em sua família, seu pai , seu tio e seu avô paterno são marceneiros e trabalham nesta área há mais de 40 anos. Mauro tem refletido muito sobre a escolha profissional porque não está certo se deseja seguir o mesmo profissional de seus familiares. Mauro está vivendo um importante estágio do seu desenvolvimento vocacional, conhecido como:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

estágio exploratório

Resposta Correta: d.

estágio exploratório

Feedback da resposta:

Estágio Exploratório: Neste estágio predomina a auto-reflexão e a experimentação de papéis sociais e ocupacionais. O jovem buscará maior autonomia e desprendimento da família e tal aspecto também irá direcioná-lo a buscar na escolha profissional uma concretização de sua necessidade de independência.

Pergunta 10

0 em 0,8 pontos

Incorreta

Somos seres gregários, ou dito de outra forma, vivemos em grupo. A família é o primeiro grupo social do qual fazemos parte. Tendo em vista o papel da família, leia atentamente as frases abaixo:

I- A família de natureza biológica é a base do nosso processo de socialização, uma vez que esse processo só ocorre através da hereditariedade.

II- O processo de socialização primária se inicia a partir da total dependência física e emocional que possuímos em relação aos adultos que nos assistem.

III- As experiências vividas nesses primeiros momentos dentro do grupo familiar influenciaram a nossa forma de viver e se relacionar com o mundo.

Sobre estas afirmações conclui-se que:

Resposta

Resposta Selecionada: c.

As afirmações I e III são verdadeiras.

Resposta Correta: b.

As afirmações II e III são verdadeiras.

Feedback da resposta:

O primeiro grupo social do qual fazemos parte é nossa família (biológica ou não). A total dependência (física e emocional) que possuímos em relação aos adultos que nos assistem (o que implica, inclusive, em nossa sobrevivência nos primeiros anos de vida), contribuirá para que se estabeleça entre nós uma relação afetiva peculiar e que irá exercer uma influência decisiva no nosso psiquismo e na noção que iremos desenvolver, posteriormente, acerca do que significa “viver neste mundo”.

...

Baixar como  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »