TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento economico

Por:   •  22/5/2015  •  Artigo  •  1.675 Palavras (7 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 7

ATPS DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Alunas:

Tutor(a) Presencial:

Tutor a Distância:

Prof.EAD:

I INTRODUÇÃO

O presente trabalho buscou demonstrar a complexidade relacionada à questão do desenvolvimento econômico. Apresentou diversos índices de medidas de desenvolvimento e ou desigualdade que baseiam as analises de desenvolvimento dos países. Por meio desses índices abordados será possível analisar sua contribuição na implementação e formulação de estratégias, enfim as contribuições dos índices de desenvolvimento econômico social possa promover para a melhoria dos padrões de vida, embora não resolva todos os problemas de uma sociedade.

Os profissionais ao analisarem o cenário econômico e social obterão embasamento e melhor fundamentação para tomada de decisões relacionadas a adotar estratégias a seus futuros e desafios encontrados para se projetar perante a economia mundial.

II DESENVOLVIMENTO

Bresser Pereira apresenta uma definição bastante abrangente para o desenvolvimento econômico propondo que o processo de transformação econômica, esta relacionada também com a transformação política e social, tratando esses processos social globais, cujo crescimento do padrão de vida da população reflete de forma automática e autônoma.

O PIB (Produto Interno Bruto) é um indicador que representa o que uma economia gera durante um determinado período de tempo. De maneira que, pode-se considerar que o PIB é a soma de tudo o que a economia de um país produz em todos os seus setores e por todos os agentes econômicos. O PIB mede a diferença entre o custo de se produzir e o que se obtém como fruto de produção, o chamado valor agregado, isto é, o composto pelos itens como consumo das famílias e despesas do governo, informações sobre as exportações e importações, alem dos investimentos (formação fixa de capital bruto).

O Índice de GINI é uma medida, desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912, para calcular a concentração ou desigualdade de distribuição de renda. Esse índice demonstra as situações de riqueza e pobreza, referindo-se não só o montante da riqueza produzida, mas também as formas de como a riqueza produzida e distribuída.

Outro indicador de desenvolvimento é a Curva de Lorenz, desenvolvida por MAX O’LOrenz em 1905 , para representar a distribuição de renda por meio de gráfico, vem a ser utilizado pra representar a distribuição relativa de uma variável em um domínio determinado cujo este domínio pode ser o conjunto de pessoas de uma região ou pais.

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) foi desenvolvido em 1990, pelo economista Mahbub Ul Haq, com a colaboração de Amartya Sem, para ser mais uma ferramenta de constatação do avanço do bem estar de uma população, e vem sendo atualizada e divulgada pelo Programa das Nações Unidas, publicado por mais de cem paises em, seu relatório anual..É um outro indicador muito utilizado que considera não apenas a dimensão econômica, mas outros aspectos que influenciam na qualidade de vida humana: a renda, a longevidade e a educação.

Desenvolvimento econômico, esta relacionada ao progresso de uns países cujo implica não só ao aumento de renda per capitã mais também reflete as transformações estruturais da economia e na sociedade deste país.

Há teorias que afirmam que o desenvolvimento econômico suponha o aumento dos padrões médios de vida, que nem sempre ocorre o aumento da produtividade ou o “desenvolvimento econômico” deva ser acompanhando pela consecução de outros objetivos políticos “desenvolvimento social” ou por uma distribuição de renda menos desigual e, portanto mais justa do produto social.

O desenvolvimento de um país esta relacionada a uma somatória, que engloba desenvolvimento econômico, político, social e autossustentável de “desenvolvimento humano”, isso justifica a existência do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) que foi criado a partir da preocupação com um desenvolvimento econômico que excluísse os demais objetivos sociais. Ainda o IDH é calculado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento), seja uma contribuição importante, ele é antes de um índice de nível de desenvolvimento, do que apenas um índice de crescimento, porém não deve ser usado para medir taxa de desenvolvimento econômico de um país.

A História Econômica do Brasil

Considera-se Desenvolvimento Econômico o cálculo feito através do PNB (Produto Nacional Bruto) de um país através disso pode-se mensurar qual foi o índice de desenvolvimento que um país obteve e a partir desse conceito iremos analisar o crescimento do Brasil nos últimos anos.

O Brasil sofreu grandes transformações durante seu desenvolvimento após sofrer com a crise de 1929 veio o processo de industrialização ela se desenvolveu primeiro na região sudeste através da produção cafeeira e a partir daí expandiu para indústria têxtil e outros setores que contribuíram para essa evolução.

A partir de 1950 em meio à presença Norte Americana na economia do país Getúlio Vargas assume seu 2º mandato onde lutou pelo petróleo e criou o lema: “O petróleo é nosso”, o que foi decisivo para criação de uma de nossas maiores riquezas que é Petrobrás.

Vargas se suicidou em 1954 com um tiro no peito e uma mensagem onde dizia “deixo a vida para entrar na história”, seu grande potencial de investimento no Brasil trouxe melhorias em meio à crise e por isso deixou um legado.

Neste gráfico acima podemos ver uma alta do PIB no ano de 2010 segundo IBGE obteve um crescimento de 7,5%.

Em 1994 damos início à era do real através do Presidente Fernando Henrique Cardoso onde nos trouxe melhorias como queda na inflação e melhoria no salário mínimo e assim contribuiu para nossa evolução econômica.

Através dos índices acima podemos analisar cada passo que o Brasil deu em sua caminhada para o crescimento da economia.

Ranking

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com