TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdade Social

Artigos Científicos: Desigualdade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  2.434 Palavras (10 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ................................................................. 4

2. DESIGUALDADE SOCIAL .............................................. 5

2.1. Desigualdade social: a pobreza como fracasso ............. 7

2.2. A desigualdade como produto das relações sociais ....... 7

2.3. A desigualdade social no Brasil .................................. 8

3. O MUNDO GLOBALIZADO ............................................. 9

3.1. Comunicação ........................................................ 10

3.2. Qualidade de Vida ................................................... 10

3.3. Efeitos na indústria e serviços ................................... 11

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................ 12

5. REFERÊNCIAS ............................................................... 12

1. INTRODUÇÃO:

A origem da desigualdade social na humanidade está diretamente ligada à relação de poder, estabelecida desde o princípio dos tempos, popularmente conhecida como a 'lei do mais forte'.

O homem primitivo sempre teve seu lugar de destaque, constituído através da força e da inteligência, onde, por meio de combates e meios de ação mais elaborados, através de um uso mais bem direcionado das aptidões recentemente descobertas, estabelecia domínio e liderança sobre os demais, gerando, assim, as primeiras relações de desigualdade social conhecidas no mundo. Uns detinham as melhores partes da caça, as melhores companheiras sexuais, as melhores habitações, enquanto que outros eram fadados a morrer de fome ou nos próprios enfrentamentos, com os seus semelhantes mais fortes e inteligentes.

Os aspectos mais relevantes e simples para se estabelecer a diferenciação e logo, a desigualdade entre homens, são os físicos e sociais. Ao longo dos séculos, com a evolução da humanidade, essas relações de desigualdades sociais também apresentaram um aumento em reflexo de como se davam essas mudanças.

Com o advento das relações comerciais, os tipos de desigualdades sociais foram se tornando mais e mais complexos e crescentes, principalmente com a consolidação do capitalismo, com a colaboração e a expansão da industrialização. A antiga sociedade medieval estava, então, sendo transformada, inclusive nos tipos de desigualdades que antes se davam só na relação de poderio entre senhores e vassalos, monarquia e plebe. Com a revolução industrial e a crescente relação comercial estabelecida em todo o mundo, passa a se ter isso em todo o contexto social, e em esferas mais específicas das camadas sociais, como patrão e empregado, por exemplo.

DESENVOLVIMENTO:

2. Desigualdade Social

A desigualdade social acarreta, em seu curso, outros fenômenos igualmente preocupantes numa sociedade, e que são anomalias sociais, trazendo malefícios à população.

Violência e criminalidade são fenômenos que costumam precederem-se entre si e que, na maioria dos casos, pode ser explicado como conseqüência da desigualdade social.

Essa precariedade em sistemas educacionais pode ter explicação em diversos fenômenos gerados pela desigualdade social, como má gestão pública de recursos financeiros, falta de interesse da população em se buscar um ensino de qualidade, uma vez que, diante da pobreza, a sociedade atingida pela desigualdade vê-se em uma escolha entre sobreviver ou aprender, e o fenômeno da evasão escolar que cresce em escalas altíssimas.

Nota-se, nos países que têm os mais altos índices de desigualdade social, a disparidade entre ricos e pobres, em que uma parcela mínima, normalmente até 10% da população, detém mais de 50 % de todos os recursos econômicos, financeiros e sociais de uma população.

Observamos também, na história mundial, uma segregação racial que precária, e mecanização da maioria dos meios de produção.

A fome é uma anomalia social e fisiológica, que traz também, em suas causas, a desigualdade social e suas conseqüências.

Observa-se que, em muitas das sociedades onde há uma desigualdade social elevada, existe algum tipo de guerra ou conflito civil em curso ou constantemente surgindo. Implicitamente, envolve a desigualdade social como causa. A educação, numa sociedade, promove a culturalização e a inserção do indivíduo no meio social, através do aprimoramento de suas capacidades intelectuais.

Numa sociedade, quando a educação é afetada pela desigualdade social, refletem na qualidade com que se é aplicada a metodologia e as condições de espaço e estrutura física a determinadas camadas da população, gerando um déficit no aprendizado ocorreu na África do Sul, país de origem negra, colonizado por ingleses, que passaram a habitar ali, e cresceram em população. O fenômeno chamado Apartheid (separação), ocorreu entre 1948 e 1994, cujos direitos da grande maioria negra da população eram cerceados pela minoria branca que governava.

Por tendências humanas da própria natureza de caráter de muitos e agravada por fatores sociais, a desigualdade racial é um fato atualmente mais velado; porém, ainda evidente na sociedade contemporânea.

2.1. Desigualdade social: a pobreza como fracasso

No século XVIII, o capitalismo teve um grande crescimento, com a ajuda da industrialização, dando origem assim as relações entre o capital e o trabalho, então o capitalista, que era o grande patrão, e o trabalhador assalariado passaram a ser os principais representantes desta organização.

A justificativa encontrada para esta nova fase foi o liberalismo que se baseava na defesa da propriedade privada, comércio liberal e igualdade perante a lei. A velha sociedade medieval estava sendo totalmente transformada, assim o nome de homem de negócios era exaltado como virtude, e eram-lhe dadas todas as credenciais uma vez que ele poderia fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com