TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdade Social

Ensaios: Desigualdade Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

Desigualdade Social: Causas e Consequências

A desigualdade social, chamada de desigualdade econômica é resultado da má distribuição de renda que acontece nos países subdesenvolvidos. Essa desigualdade surgiu com a chegada do capitalismo.

É fundamental que reflitamos essas questões, pois uma classe menor é privilegiada, e como sempre o povo classe dominante em população sempre desprivilegiada e sofrida pois é esse povo que sofre as consequências da corrupção dos políticos, que visam benefícios próprios, as altas cargas tributárias impostas pelo governo, má administração de renda, mercado consumista, falta investimentos na educação seria a melhor maneira de tirar o povo da pobreza. O descaso com a saúde e segurança e cultura, parece que o governo quer o povo doente, sofrido, inculto e pobre!

Toda essa falta de estrutura e aparato ao povo gera muitos problemas sociais, fome miséria, favelização, violência, mortalidade infantil, doenças; um verdadeiro terror, pois ninguém vive bem vivendo em exposição a todos esses problemas sociais. A violência se tornou uma rotina, infelizmente, muitos jovens têm morrido na criminalidade. Isso acontece em todos os países que mais sofrem essa desigualdade.

Um reflexo enorme da falta de amparo por parte dos governantes foi o que ocorreu em São Paulo, os eventos chamados “rolézinhos”, onde jovens das periferias exalando indignação ao preconceito e discriminação combinaram nas redes sociais um “rolézinho” evento que causou medo e pavor a população.

No corrente ano teremos copa do mundo no país do futebol, 32 seleções disputam o título. Grande parte dos brasileiros não estão satisfeitos com o evento, afirmam que muitos investimentos na copa quando a saúde e a educação deveriam ter sido melhoradas.

O Indicador de qualidade de vida, IDH, que é i Índice de Desenvolvimento Humano, aponta a discrepância entre países participantes a copa, tendo a Austrália com maior índice e Costa do Marfim como menor.

Podemos ainda ver que o Japão por exemplo país com baixíssima mortalidade infantil diferente do Paraguai e Camarões. Essa realidade só reafirma que países desenvolvidos oferece condições de vida digna, onde há educação, investimentos em moradia saúde segurança uma infra estrutura o povo tem mais condição de viver melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com