TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdade social

Projeto de pesquisa: Desigualdade social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.161 Palavras (9 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1 CIENCIAS SOCIAIS: A ORIGEM 4

1.1 Cultura, Individuo e Sociedade 5

1.2 Trabalho, Consumo Sociedade 5

2 DESIGUALDADE SOCIAL 7

2.1 Exploração do Meio Ambiente 8

CONCLUSAO 10

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 11

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é estudar a vida dos indivíduos em sociedade, sua origem, desenvolvimento, organização, grupos sociais e cultura, entendemos que além de averiguar as relações entre os sujeitos e seu coletivo, seu estudo permite interpretar problemas e refletir sobre os processos de transformação destas relações, estruturas sociais.

Neste contexto, pode-se dizer que as Ciências Sociais englobam disciplinas que estudam as sociedades humanas, sua cultura e especificidades. É do filósofo grego Aristóteles, que viveu no século IV a.c., uma definição que, apesar de imperfeita para os tempos modernos, ainda mantém uma força singular: “o homem é um animal político, incapaz de viver sozinho”.

A convivência com os outros leva a muitas indagações. O que dá origem às diferenças, aos conflitos, às crises, assim como à organização dos grupos sociais e à criação das instituições? A Ciências Sociais estudam essas questões dentro de uma visão multidimensional que engloba aspectos econômicos, políticos, sociais, espaciais e ambientais. Ao diagnosticá-los ou interpretá-los, geram explicações que servem de base para pensar em mudanças – quando necessárias – ou compreender as vantagens do que já existe.

1 CIENCIAS SOCIAIS: A ORIGEM

A Sociologia surgiu dentro de um contexto com várias transformações. As principais delas – a Revolução Industrial e a Revolução Francesa , e trouxeram “mudanças radicais” e abalaram o modo de vida humano que se perpetuou por milhares de anos.

A Revolução Francesa trouxe consigo novas ideias, nova forma de organização na política e na vida social tradicional, principalmente trouxeram mudanças de valores: liberdade e igualdade. “Este fato foi inicio de um movimento que se espalho pelo globo tornando-se algo inerente à modernidade”.

A Revolução Industrial trouxe inovações tecnológicas que provocou tanto mudanças econômicas como sociais. Com o surgimento das indústrias cresceu muito o números de pessoas uma migração em grande escala, os camponeses que antes viviam da terra passaram a buscar trabalho nestas indústrias o que ocasionou uma expansão dos centros urbanos e uma nova forma de relacionamento social.

A total transformação do modo de vida tradicional influenciou os pensadores a buscar uma nova forma de concepção tanto da vida natural quanto da vida social. Questões novas surgiam a todo instante e elas necessitavam de respostas.

Alguns pensadores se destacaram na busca por estas respostas. Auguste Comte, Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber foram os que mais se destacaram nesta busca para tentar compreender o que se passava e quais as consequências destes fatos na vida dos indivíduos e nas relações desenvolvidas entre eles.

1.1 Cultura, Individuo e Sociedade

A cultura é todo aquele complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade adquiridos pelo homem como membro da sociedade. Podemos afirmar que ela é transmissível pela herança social e não pela herança biológica. Depende do processo de socialização do indivíduo. A cultura é uma característica exclusiva das sociedades humanas. Os animais são incapazes de criar cultura.

Não há indivíduo humano desprovido de cultura, a não ser aqueles que foram criados e amamentados por animais, sem nenhum convívio humano, como o caso de crianças que foram criadas por lobos da Índia. Toda e qualquer sociedade apresenta elementos de cultura material e não material.

A cultura material refere-se aos modos de usar os objetos materiais, aos costumes, crenças, filosofias, governos e padrões de comunicações.

Todas as pessoas nascem dentro de um grupo, e este dotará o indivíduo com os mesmos traços sociais dos outros membros e que o farão ser aceito dentro do grupo social a que pertence.

Assim, o grupo social – a sociedade – precede o indivíduo, sendo o ser humano um produto da interação social.

Sendo assim, o homem pode ser definido como um ser social. Sendo um ser social o indivíduo é produto de um sistema complexo de interações que de um modo ou de outro, ocorre com toda a humanidade e mais particularmente na sociedade da qual faz parte.

.

1.2 Trabalho, Consumo Sociedade

Devido ao grande impacto que tecnologias da informação e da comunicação como a Internet, têm provocado em todas as esferas da sociedade, tanto econômica quanto política e social, e as diversas interações, fenômenos e problemas que a acompanham, grandes temas de relevância mundial vêm tomado conta do debate político e acadêmico; temas como a descentralização do controle da Internet, Cibercrime, Pirataria, Software Livre, Multiculturalismo, a Propriedade Intelectual.

Com a crescente importância do tema foi criada pela ONU a chamada Cúpula da Sociedade da Informação – WISIS: World Summit of Information Society, um encontro que reúne todos os países da organização e têm como objetivo o debate político e epistêmico dos assuntos relevantes relacionados à chamada “aldeia global”.

Entretanto, como em todo o debate político a “sociedade da informação” [1] também tem as suas clivagens, as suas relações de poder e negociações, com isso, os temas estão cada vez mais divididos entre os chamados países subdesenvolvidos e os desenvolvidos, como o que ocorre em outras negociações no cenário internacional, assim, a agenda relativa ao tema acaba dando ênfase a alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com