TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação da importância da motivação no ambiente de trabalho de JC Ramos

Projeto de pesquisa: Determinação da importância da motivação no ambiente de trabalho de JC Ramos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  8.648 Palavras (35 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 35

INTRODUÇÃO

Este relatório tem por objetivo identificar e analisar os fatores motivadores que podem proporcionar o aumento da produtividade e a satisfação dos colaboradores da empresa J.C Ramos. Mostra ainda o que significa, realmente, manter uma pessoa ou uma equipe motivada e quais os objetivos de se manter esta motivação, esclarecendo, para tanto, o que é motivação e o que motiva os colaboradores.

A motivação é a geração de causas, motivos sentidos ou razoes para que uma pessoa seja mais feliz e efetiva em suas relações. A motivação é vital na dinâmica entre as pessoas, influencia diretamente na eficácia das relações. Caracteriza-se peço conjunto de percepções que o individuo tem sobre sua existência, como ele valoriza e gosta dos próprios pensamentos e comportamento como sua auto-estima propicia ações para sua felicidade, como ele mesmo reconhece seus atos e valoriza.

A questão da motivação ganhou uma importância, que levou as empresas a estudar meios para conseguir que todos os seus colaboradores se mantenham motivados durante a execução do seu trabalho. Um significativo fator de melhoria na produtividade das empresas é as pessoas motivadas, de forma de melhoria na produtividade das empresas é as pessoas motivadas, de forma que elas passem a desejar sempre melhores condições de vida e trabalho. Cada colaborador deve sentir que seu esforço não é em vão, que o esmo será reconhecido e valorizado, que será parte importante no contexto da organização. Os colaboradores não pensam somente em desenvolver seu trabalho visando seu bem estar e atendendo suas necessidades, eles trabalham conforme são motivados. Buscam não somente sua remuneração, eles procuram muito mais que isso, querem motivação para produzir mais e melhor. 

1 PROBLEMATIZAÇÃO

Esse Relatório visa identificar qual a importância da motivação no ambiente de trabalho da empresas J.C Ramos considerando que a motivação e um diferencial na realização cujo interfere nos resultados finais da empresa. E notável que uma empresa com colaboradores motivados executa um bom trabalho satisfazendo as necessidades do cliente.Um bom líder influencia a motivação junto ao seus colaboradores e equipe de trabalho,desta forma a empresa se torna mais eficiente e eficaz.

Diante dos expostos pergunta-se: existe importância no ambiente de trabalho nas empresas?

1.1 QUESTÕES A INVESTIGAR

 Existe motivação dos colaboradores de trabalho da empresa?

 Os gestores da empresa preocupam em manter um clima motivado para com seus colaboradores?

 Existe diferença entre uma empresa que se motiva a melhorar os serviços, em relação à outra que não se preocupam em manter os seus colaboradores motivados?

 Nas empresas atualmente a motivação e um grande ponto de relevância?

1.2 HIPÓTESES

• A Motivação salarial influência na produtividade da equipe;

• O local de trabalho e ambiente influencia na produtividade dos colaboradores;

• O ganho salarial seria uma das motivações, importante para o desempenho dos colaboradores;

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Geral

 Pesquisar se existe motivação no ambiente de trabalho da empresa J.C Ramos.

1.3.2 Específico

• Verificar de que forma pode-se manter uma equipe produtiva com colaboradores motivados.

• Verificar se o ambiente de trabalho influencia no desenvolvimento dos colaboradores.

• Verificar se o ganho salarial influencia na motivação e desempenho dos colaboradores.

1.4 JUSTIFICATIVA

A motivação é um fator indispensável para todos os setores dentro de uma organização, a cada dia mais a motivação está ligada a um bom desempenho dentro dos diversos setores das empresas. O colaborador é motivado por inúmeros fatores, tais como: salário justo, condições de trabalho, bom relacionamento entre colegas buscando a integração e socialização dentro e fora do local de trabalho. Tudo isso leva este colaborador a buscar, através da motivação, melhorar sua auto-estima e também seu convívio no local de trabalho.

A competição imposta pelo mundo globalizado tem exigido cada vez mais preparo e melhor desempenho das equipes nas empresas. As empresas investem em treinamentos, desenvolvimento profissional e pessoal de cada membro da equipe para que possa ter uma equipe de colaboradores motivados, como também em benefícios e atrativos salariais. A preocupação com o meio-ambiente também é uma constante preocupação das gerências, mas não é suficiente em si mesma para a eficiente motivação. Esta exige um conjunto de fatores, constituído pelas experiências que são inerentes às próprias tarefas. Tradicionalmente, o trabalho tem sido considerado como uma necessidade desagradável ao invés de um fator potencial de motivação. É por isso que geralmente se tem considerado necessário que as gerências incentivem as pessoas a trabalharem por meio de prêmios, ou de coagi-las por meio de ameaças ou então ambos.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Breve Histórico da Administração

Segundo Chiavenato (2004), a história da Administração é recente. No decorrer de toda a história da humanidade, a Administração se desenvolveu com uma lentidão impressionante. Somente a partir do século XX é que ela surgiu e explodiu em um desenvolvimento de notável pujança e inovação. Uma das razões para tanto é que nos dias de hoje a sociedade típica dos países desenvolvidos é uma sociedade pluralista de organizações, na qual a maior parte das obrigações sociais (como a produção de bens ou serviços em geral) é confiada a organizações (como indústrias, universidades e escolas, hospitais, comércio, comunicações, serviços públicos etc.) que precisam ser administradas para se tornarem mais eficientes e eficazes. Pouco antes, em meados do século XIX, a sociedade era completamente diferente. O crescimento é uma decorrência inevitável do êxito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com