TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deveres do contador

Projeto de pesquisa: Deveres do contador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................4

2 EMPRESA.....................................................................................................5

3 ATIVIDADES REALIZADAS.....................................................................................6

4 CORRELAÇAO ENTRE TEORIA E PRATICA................................. ........ ..07

5 CONCLUSAO.................................................................................................. 10

6 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.............................................................................................10

7 ANEXOS............................................................................................................11

1. INTRODUÇÃO

As funções de um contador ou de um escritório de contabilidade não se limitam a apurar os impostos e manter a contabilidade em dia, o contador deve contribuir com todas as áreas da empresa com o objetivo de oferecer ao empresário as ferramentas necessárias para a preservação do seu patrimônio e a gestão dos negócios. Cada atividade realizada dentro do escritório deve assumir um papel importante nesta busca de informações, todos os lançamentos devem ser realizados de forma responsável, pois se trata do registro de fatos contábeis (aqueles que provocam mudanças na composição do patrimônio da entidade), detalhes de números e letras podem causar inúmeros transtornos tanto para o escritório quanto para os clientes. O resultado do trabalho será informações que ofereça condições para avaliar o desempenho e os resultados da empresa, não só da apuração dos resultados mensais, mas de que maneira ele foi alcançado. A experiência que o Estagiário adquire com a prática de atividades é muito importantes para sua capacitação profissional, pois a medida que o acadêmico tem contato com as tarefas que o estágio lhe proporciona, começa então a assimilar tudo aquilo que tem aprendido e até mesmo aquilo que ainda vai aprender teoricamente. O Relatório de estágio realizado no escritório Contábil Shekinah, tem por objetivo fazer o aprendizado na prática das atividades desenvolvidas no curso estabelecendo laços entre a prática e a teoria.

2. Informações sobre a organização na qual o acadêmico pretende Estagiar

• Empresa

A Shekinah Contábil é uma empresa de prestação de serviços contábeis, fiscais e trabalhistas, situa-se na Rua Abel Luis Ferreira n°183, sala 2l, Jardim. do Lago, Campinas-SP.

Presta serviços desde 29 de Julho de 2003, à pessoa física e jurídica, desde então todo o seu trabalho reflete preocupação em executar sua função de forma organizada, atendendo seus clientes de forma efetiva. Seu objetivo é acompanhar e atualizar-se sempre com as constantes mudanças de legalização que ocorrem no país, buscando integrar-se de forma harmoniosa.

O escritório é administrado por Analy Figueira Mendes, técnico em contabilidade, devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade. O escritório hoje possui em seu quadro 8 funcionários, sendo 7 efetivos e 1 estagiário, as atividades são divididas em : área fiscal, área trabalhista,área contabilização e recepção.

3. Caracterização do ambiente da empresa

O objetivo específico deste estágio é de demonstrar através de atividades juntamente com o embasamento teórico alguns procedimentos contábeis , com objetivo de aperfeiçoar e adquirir experiência nas atividades relacionadas com contabilidade, obtendo melhor esclarecimento da teoria com a prática e habilidade do trabalho em equipe.

O desenvolvimento das atividades realizadas durante o estagio são correlacionadas com a teoria, de forma objetiva, demonstrando a importância da teoria para uma melhor eficácia na execução de atividades aqui descritas, além-melhor compreensão das atividades e os destinados fins de cada atividade executada.

2 EMPRESA

BOMTEMPO ASSESSORIA CONTABIL

PASSOS PARA EFETUAR UM LANÇAMENTO

Exemplo: compra de um veículo à vista em dinheiro no valor total de $ 1.000,00 1º passo – identificar as contas envolvidas no fato; caixa (valor em dinheiro) veículo (bem) 2º passo – identificar a natureza das contas, ou seja, a que grupos pertencem: Ativo (A); Passivo (PE); Patrimônio Líquido (PL); Receitas (R); ou Despesas (D). Caixa – conta do Ativo (A) Veículo – conta do Ativo (A) 3º passo – identificar o que o fato provoca sobre o saldo das contas, ou seja, se o saldo aumentará ou diminuirá; no caso: Caixa (A) o saldo diminuirá (-); Veículos (A) o saldo aumentará (+); 4º passo – efetuar o lançamento contábil segundo o método das partidas dobradas, com a utilização do quadro-resumo do mecanismo do débito e crédito, da seguinte forma: DÉBITO = APLICAÇÃO DE RECURSO; CRÉDITO = ORIGEM DO RECURSO

FUNÇÕES DO LANÇAMENTO

Ao conjunto de lançamentos denomina-se Escrituração, e lançamento é pois uma parcela da Escrituração apresentando duas funções: Função Histórica- Consiste em narrar o fato contábil em ordem cronológica. Função Monetária- Compreende o registro da expressão monetária dos fatos e seu agrupamento segundo a natureza de cada um.

ELEMENTOS DE UM LANÇAMENTO

1. Local e data – local da empresa e dia, mês e ano da ocorrência do registro. 2. Conta devedora – é a conta debitada. Vem sempre em primeiro lugar. 3. Conta credora – é a conta creditada, que vem acompanhada da preposição acidental "a". 4. Histórico – é a narração do fato ocorrido, a qual deve ser resumida, mas exprimindo bem a operação. Não existe uniformidade de histórico, todavia, a praxe contábil é de que se lhe inicie com uma das seguintes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com