TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática do Ensino Superior

Por:   •  12/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

  1. FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI

  2. GESTÃO PÚBLICA

  1. DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

Nome do aluno:

  1. (cidade)

  2. (dia) de (mês) de (ano)

DESENVOLVIMENTO

A didática (do grego: didaktiké), comumente conhecida como a “arte de ensinar”, representa o conjunto de atividades inerentes ao processo ensino-aprendizagem. Sua história surge das ações de Comênio (1592-1670), que tinha como objetivo reformar a escola e o ensino através de suas proposições de sistematização didático-pedagógica. O fundamento da didática magna de Comênio era ensinar tudo a todos, deixando a formação de um homem ideal em segundo plano.

Sob um enfoque mais técnico, a didática seria o estudo dos recursos técnicos que têm em mira dirigir a aprendizagem do educando, levando-o a atingir um estado de maturidade que lhe permita encontrar-se com a realidade, podendo atuar de maneira consciente, eficiente e responsável.

Ademais, práticas e desafios sobre a forma de ensinar estão cada vez mais voltados para as necessidades e realidades vivenciadas pelos alunos, de acordo com sua comunidade e meio social pode ser entendida como uma forma de oferecer aos mais diversos profissionais, a exemplo do gestor público, oportunidades de reflexão sobre um novo perfil de formação e postura profissional, instrumentando cidadãos de diversas áreas do conhecimento humano.

A experiência e o contexto do processo de aprendizagem em conjunto com a dedicação dada ao conteúdo ensinado irão subsidiar a reflexão acerca das técnicas de gestão e práticas administrativas no cotidiano do gestor público, o qual, não raramente, depara-se com cenários nos quais tem dificuldade de por em prática e transmitir, dentro de seu contexto de trabalho, o conhecimento, porque comumente falta-lhe uma perspectiva intrínseca ao processo de aprendizagem, só adquirida através dessa experiência cognitiva.

Diante desses pressupostos, o fazer didático que deve ser aplicado, é o que possibilitará a reflexão em relação a cada situação de aprendizagem, partindo da realidade em que professor e aluno estão inseridos e expandindo essa aprendizagem para outras realidades e meios sociais, para que o discente detenha as variadas formas de vivência e habilidades.

Não se pode esquecer que não deve ser somente a necessidade de busca contínua de novas informações para acompanhar as mudanças da sociedade e suas respectivas demandas que o deve impulsionar. O gestor público também deve assumir a postura de questionador e crítico, típica do ambiente acadêmico.

É a construção desta nova realidade que possibilita a construção de uma administração pública mais eficaz, eficiente e efetiva, uma verdadeira Nova Gestão Pública. Mais do que apenas gerir, a sociedade hoje requer um sujeito que saiba contribuir com o aprendizado, quer atuando, quer mobilizando, indagando ou introduzindo novas perspectivas. É essa quebra de paradigma que se deseja alcançar, a sinergia de competências adquiridas.

Portanto, a didática do ensino superior traz práticas e desafios onde se faz necessário o desenvolvimento de ambientes de ensino-aprendizagem com condições para o desenvolvimento da autonomia dos sujeitos, levando-os a aprender e agir de forma crítica e reflexiva. Os gestores públicos precisam entender e colocar em prática novas posturas, fator que pode se efetivar por capacitações continuadas em cursos de especialização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (147.6 Kb)   docx (63.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com