TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferentes tipos de conhecimento

Artigo: Diferentes tipos de conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Artigo  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

OS TIPOS DE CONHECIMENTO

Ouvimos comumente sobre pessoas que conhecem muito sobre vários assuntos. É pressuposto que um profissional de nutrição saiba avaliar a condição de seu paciente e as medidas corretas a serem tomadas quanto a dieta deste para que se alcance um resultado esperado. Este resultado pode ser a perda ou ganho de peso, a melhoria do funcionamento de algum órgão como coração, fígado, rins dentre outros. Sobre profissional de educação incide a percepção geral que este conheça sobre sua disciplina e sobre a melhor forma de contribuir para a compreensão e domínio de seu conteúdo. Outros tantos profissionais poderiam ser citados como exemplo. Mas não somente esses profissionais são portadores do conhecer. Alguns homens e mulheres são tidos como sábios devido a um conhecimento de vida que pode de alguma forma, auxiliar outras pessoas. De fato todos os seres humanos guardam em si conhecimentos que lhe são próprios. A dona de casa que detém domínio de conhecimentos sobre seus afazeres, o funcionário da fábrica que conhece uma rotina específica de seu trabalho, a criança que já detém algumas concepções de matemática (a ideia quantitativa de muito ou pouco), enfim, todos possuímos conhecimentos. Mas o que é conhecer afinal.

Para que o processo de conhecer ocorra é necessário a existência de três partes. 1) o sujeito que conhece, aquele que elabora o conhecimento, aquele que conhece; 2) O objeto a ser conhecido, o que deve ser entendido e explicado; 3) Uma articulação entre opinião, ideia e conceitos existentes na subjetividade do sujeito e o objeto que deve ser conhecido. Em outras palavras, o sujeito possui conhecimentos preexistentes em seu ser e que em contato com o objeto pode resultar em novas formulações na tentativa de conhecer. O resultado desse processo será então transmitido pelo sujeito. Contudo, o ser humano faz isso através de linguagem simbólica. Por que simbólica? Vejamos então:

Quando escrevo em um quadro a palavra árvore estou representando algo, estou simbolizando algo que existe no mundo real através de letras. A palavra árvore é somente um símbolo gráfico do que existe no mundo real. Até mesmo esse texto que agora você lê somente é possível por que você é capaz de decifrar símbolo após símbolo que está graficamente representado, ou seja, palavra após palavra. Árvore é um símbolo, não é a árvore de fato, somente recorda ela, evoca uma imagem mental de uma árvore, como você está fazendo agora. Podemos afirmar então que a palavra escrita é parte da linguagem simbólica.

Obviamente essa não é a única forma de representar, de simbolizar encontrada pelo homem. A linguagem oral, gestual, em forma de desenhos como as placas de trânsito são outras formas de simbolizar o real. O resultado do encontro do sujeito com o objeto a ser compreendido então pode ser transmitido a outros seres humanos através destas linguagens.

Como já foi dito todo mundo conhece. Por quê? Por que o mundo é um objeto externo a você. Ou seja, todos somos sujeitos e observamos um objeto, o mundo. Desse contado seu com o mundo nasce o conhecimento, e este é transmitido pela linguagem. Assim, podemos perceber que esse conhecer é subjetivo. Mas você sabe o que significa a palavra subjetivo ou subjetividade? Significa que é uma elaboração pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com