TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Administrativo

Dissertações: Direito Administrativo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

A partir do conteúdo já estudado até aqui, reflita sobre a afirmação a seguir:

O Direito Administrativo, como ramo autônomo, tem aproximadamente 500 anos de existência.

Agora, acesse no “Saiba mais” da Unidade 1 o texto 500 anos de Direito Administrativo, de Maria Sylvia Zanella di Pietro, que trata sobre o desenvolvimento histórico do Direito Administrativo Brasileiro como ramo autônomo do direito e responda as seguintes indagações:

a) Quando o Direito Administrativo surgiu como ramo autônomo do direito?

O direito administrativo é um ramo recente. Ela nasce e ganha força com os movimentos constitucionalistas, cujo início se deu no final do século XVIII. Neste período o Regime Absolutista passa para o Estado Liberal, nascendo assim o direito público e consequentemente o direito Administrativo. Com esse novo sistema (Estado Liberal de Direito), o Estado passou a ter órgãos específicos para o exercício da administração pública e, por via de consequência, foi necessário o desenvolvimento do quadro normativo disciplinador das relações internas da Administração e das relações entre esta e os administrados. Por isso, podemos considerar que foi a partir do início do século XIX que o mundo jurídico abriu os olhos para esse novo ramo jurídico, o Direito Administrativo. E neste período, com o desenvolvimento do quadro de princípios e normas voltados à atuação do Estado, o Direito Administrativo se tornou ramo autônomo dentre as matérias jurídicas. No Brasil, o direito administrativo como ramo autônomo do direito, começou a se fundir na época do Império, pois neste período ocorreu uma divisão de funções entre o Poder Legislativo, o Poder Judiciário, o Poder Executivo e o Poder Moderador, os dois últimos concentrados em mãos do Imperador. Ainda neste período foi criada a cadeira de Direito Administrativo nos cursos jurídicos, instalada, em 1856, na Faculdade de Direito de São Paulo e regida por Francisco Maria de Souza Furtado de Mendonça.

b) Por que a Idade Média não foi um ambiente propício para o surgimento do Direito Administrativo?

Realmente a idade média não foi um período contributivo para o surgimento do Direito Administrativo. Isso por que, naquela época, na qual reinavam as monarquias absolutas, o poder pertencia ao soberano (rei) e a vontade dele era a Lei. Assim, todos os cidadãos, que na grande maioria eram conhecidos como servos ou vassalos eram submissos ao rei. Os atos do rei sempre estavam acima de qualquer ordenamento jurídico e ele não era submetido aos tribunais. Os conflitos entre os particulares eram todos resolvidos pelo rei (primeira fase) e após isso as funções judicantes eram delegadas por um conselho que também era subordinado ao soberano. Porém, isso mudou com a chegada dos movimentos constitucionalistas como vimos na questão anterior.

c) Quando teve início a formação do Direito Administrativo?

Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro (2010 p.17) o Direito Administrativo teve início juntamente com o direito público, no período do Estado Moderno, quando surgiu o conceito de Estado de Direito sendo este baseado no princípio da legalidade bem como no princípio da separação dos poderes, que objetiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com