TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Civil I

Casos: Direito Civil I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DOS COMPUTADORES

Já é clichê dizer que os computadores mudaram a forma como enxergamos o mundo. As alterações introduzidas em nosso cotidiano com o uso dos computadores são muitas e, em sua maioria, bastante conhecidas. Entretanto pouco se conhece sobre como a tecnologia dos computadores e a ciência da computação evoluíram da quase inexistência para a quase onipresença.

Com o final da segunda guerra mundial começou-se a desenvolver computadores com fins comerciais, momento em que a IBM, que dominava o mercado de máquinas de escrever, aventurou-se e dominou o mercado por mais de 30 anos, atravessando todas as evoluções entre as máquinas gigantescas da década de 40, até os computadores pessoais da década de 80.

Durante esses anos as evoluções foram principalmente técnicas, com o surgimento dos transistores e depois dos primeiros circuitos integrados. As válvulas foram abandonadas e os computadores foram diminuindo de tamanho e ganhando mais desempenho.

Um fato marcante no final dos anos 60 foi a produção do primeiro microprocessador, atendendo pedido de uma fabricante japonesa de calculadoras. A partir desse primeiro surgiram outros, e com eles os primeiros computadores pessoais, que chegaram no mercado na metade dos anos 70. Dessas primeiras máquinas veio o conceito do PC fabricado pela IBM, que se tornou o padrão de como deveriam ser os computadores pessoais.

Do outro lado a Microsoft, com Bill Gates à frente, cresceu nesse período, ironicamente bancada pelo PC da IBM. Ninguem pode contestar, hoje, o poderio e grau de penetração que os softwares produzidos por Bill Gates tem, funcionam com mais perfeição do que os concorrentes comerciais.

O que conhecemos por internet começou a surgir 40 anos atrás, com o objetivo de permitir a comunicação dos computadores dos vários laboratórios de pesquisa do governo americano. Ao longo de 25 anos a tecnologia de redes de computadores ficou quase que restrita aos laboratórios e universidades de pesquisa. No final da década de 80 surgiram as primeiras redes comerciais de comunicação e a população passou a ter acesso a essas redes. Por volta de 1992 surgiu o conceito de transmissão de informações com contexto visual com a criação da World Wide Web ( o WWW dos endereços de sítios na internet) e a partir dele temos a internet que conhecemos.

Oque esperar disso tudo nos próximos 10 ou 20 anos? Primeiro a redução constante do tamanho necessário para se ter um computador . Essa evolução tende a permitir, dentro de poucos anos, que nossas roupas, relógios e jóias tenham computadores embutidos. As aplicações dessa tecnologia podem ser simples acessos ao e-mail até o controle de nossas funções vitais (temperatura, pressão, glicose, etc.). Outro aspecto importante a ser esperado é o aumento de capacidade de processamento. Isso permitirá resolvermos problemas maiores e, ao mesmo tempo, colocar mais inteligência nos programas executados pelos computadores. Oque não se pode esperar parece ser simplesmente que essa tecnologia pare de evoluir rapidamente nos próximos 30 ou 50 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com