TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Do Trabalho

Trabalho Escolar: Direito Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

Direito do trabalho II

Jornada de trabalho. Intervalo para descanso. Descanso semanal remunerado.

1) Quais os limites que devem ser respeitados no tocante à jornada de trabalho? No caso de trabalho em ambiente insalubre, há alguma diferença?

a) Quando se refere aos direitos dos trabalhadores, existem diversos limites que devem ser respeitados no tocando à jornada de trabalho. O art. 7 da CF/88 em seu inciso XIII dispõe que é direito do trabalhador, dentre outros, duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultadas a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.

2) Banco de horas: é possível a fixação por acordo coletivo individual? O acordo instituído por negociação coletiva encontra limites?

a) Não é possível a fixação por acordo individual somente por acordo coletivo.

b) A negociação coletiva só não terá validade se for expressamente proibida pela legislação

3)É possível a fixação de jornada de 12 horas de trabalho? Em quais circunstancia?

a) Sim, algumas categorias profissionais, em decorrência de características próprias, costumam adotar o regime de 12 horas de trabalho por 36 de descanso, muito comum em estabelecimentos hospitalares e na área de vigilância.

Relatório de conclusão das questões.

Jornada de trabalho é o período diário durante o qual o trabalhador está à disposição da sua empresa, e faz parte do Direito do trabalho, é o tempo em que o empregado está à disposição de seu empregador aguardando ou executando ordens.

Intervalos para descanso são períodos na jornada de trabalho, ou entre uma e outra, em que o empregado não presta serviços, seja para se alimentar ou para descansar. Eles não podem ser modificados pela vontade das partes ou por norma coletiva. São divididos em intervalos intrajornada e intervalos interjornadas.

O Descanso Semanal Remunerado é de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, devendo ser concedido preferencialmente aos domingos, sendo garantido a todo trabalhador urbano, rural (Artigo 7 , XV , da Constituição Federal) ou doméstico, sendo que para este último, o fundamento encontra-se no artigo 7º , parágrafo único , da Constituição Federal .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com