TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Do Trabalho: Uma Breve Abordagem Das Suas Origens

Casos: Direitos Do Trabalho: Uma Breve Abordagem Das Suas Origens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 2

Direitos do Trabalho: uma breve abordagem das suas origens

Os Direitos do trabalho, é um bordagem com foco especificamente no trabalhador. As empresas precisam da mão-de-obra, porém visando sempre o lucro em primeiro lugar, esquecem de dar importância as pessoas que auxiliam na obtenção desse objetivo; fazendo-as terem trabalhos exaustivos e pouca valorização. É necessário que dentro das organizações mantenham-se os direitos e a cidadania.

Essa discussão vêm de muito tempo, com foco muito grande na Revolução Industrial, onde além das pessoas serem vistas como máquinas, eram também classificadas e o tratamento para com elas era separado por sua classe social, onde a maioria da população era obrigada a viver em condições precárias e desumanas.

No final doséculo XVIII, o desenvolvimento dos "direitos do homem" ofereceu a base dos "Direitos Humanos" , indo em busca da liberdade, da justiça social e da democracia e com íntuito da extinção do preconceito e da discriminação.

O projeto ético-político, deseja unir os conceitos éticos que vem acompanhando a história, com os projetos do governo, para darem melhores condições de trabalho e vida aos cidadãos brasileiros.

1. A Modernidade e a constituição dos primeiros direitos sociais e de cidadania, ou direitos humanos

Os direitos civis políticos foram os primeiros a existir na modernidade. Foram baseados em relações feudais e foram trazidos a partir das lutas, onde o processo revolucionário preparou o terreno ideopolítico.

O liberalismo extraiu os fundamentos filosóficos para realizar a defesa do indivíduo e limitar o absolutismo. Foram construídos ao decorrer dos séculos XVIII e XIX os direitos civis e polítios através das lutas da burgueia liberal contra formas de poder e diziam respeito a diretios e garantias individuais

Os direitos civis referem-se a personalidade do individuo, onde seu comportamento não atingindo, interferindo ou impedindo as ações dos outros cidadãos, acaba por garantir a liberdade de expressão e de suas posses.

O direito de propriedade é como a defesa de um bem natural, sendo um direito que deve proceder como qualquer outro, como sendo um direito social, com base propriamente nos direitos humanos.

Parágrafo Escolhido:

Para o Serviço Social, tendo em vista o projeto ético-politico atual, o deciframento crítico da realidade para o seu enfrentamento tem como parâmetros: a desesa da liberdade, da justiça social e da democracia; um trabalho profissional baseado na busca de eliminação de todas as formas de preconceito e de discriminação, com ênfase da defesa dos direitos humanos; na defesa da universalidade de acesso aos programas politicos sociais públicos e da qualidade dos serviços públicos prestados a população. Podemos dizer, com Vasconcelos (1997, p. 3), que o projeto ético-político consolidado na década de 1990, expresso no Código de 1993, na Lei 8.662/93, regulamentadora da profissão e nas diretrizes do projeto pedagógico ABEPSS, consolidou, ao menos como referência ao Serviço Social, a " promoção de uma participação efetiva dos envolvidos na luta pela construção de uma organização social sobre outras bases que não sejam a dominação e a exploração de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com