TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos

Artigos Científicos: Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

OS DIREITOS HUMANOS (DDHH) – SUA HISTÓRIA E ATUALIDADE

Construção dos Direitos Humanos – Linha do Tempo

A Declaração dos direitos do homem e do cidadão da Revolução Francesa não considerava as mulheres como possuidoras dos mesmos direitos dos homens em 1789, e logo após surgiram as Gerações pedindo “Direitos de Liberdade”.

Os movimentos conseguem que, pela primeira vez, “direitos sociais” seja acolhido na Constituição Francesa, ainda que devagar em 1848

Inicia a “doutrina social da igreja”, com o Papa Leão XIII, e muda a indiferença da igreja aos direitos do povo em 1894.

Os direitos sociais ou Direitos de Igualdade começam a ser incluídos nas Constituições:

Após o horror da 2º Guerra Mundial, 51 países assinam a Carta Fundadora das Nações Unidas, em que se proclama “a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e valor da pessoa humana”.

Os direitos sociais começam a ser colocados nas Cartas Constitucionais e postos em prática nos países capitalistas (sobretudo europeus) e garantindo uma série de conquistas sociais nos países socialistas.

Em 10 de dezembro de 1948 em Paris, as Nações Unidas proclamam a Declaração Universal dos Direitos Humanos, e o projeto é virar um “pensamento único” que justificam uma “pratica única”, politicamente correta, nivelando as diferenças e as divergências.

Um Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, firmado pela ONU em 1966 e aprovam o pacto de Direitos Civis e Políticos.

Numa Conferência de Argel, um grupo de países do mundo subdesenvolvido proclamou a Declaração dos Direitos dos Povos em 1976.

Até o papa João Paulo II, reconhece o papel das Nações Unidas na defesa dos direitos do homem em 1979.

A ONU adota a Declaração sobre a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Nelson Mandela e FW de Klerk recebem o Prêmio Nobel da Paz "por seu trabalho para o término pacífico do regime do apartheid, e para lançar as bases de uma nova África do Sul democrática em 1993.

A ONU declara uma Década para a Educação em Direitos Humanos em 23 de dezembro de 1994 a 2004.

A Declaração de Pequim, na Conferência Mundial sobre a Mulher, declara que "os direitos das mulheres são direitos humanos". em 1995

Presidente Clinton assina a Lei de Defesa do Casamento, negando o direito de casamento a casais do mesmo sexo, definindo o casamento apenas como uma união legal entre um homem e uma mulher em 1996.

A Organização Internacional do Trabalho adota a Convenção sobre a Proibição e Ação Imediata para a Eliminação das Piores Formas de Trabalho Infantil em 1999.

Fazem uma Convenção sobre a Proteção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com