TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos

Monografias: Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  3.174 Palavras (13 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Processos Administrativos

Prof. André Brito

(Administração)

Aluno: André Ferreira – RA: 4928914184 – (Administração)

Aluno: Caroline Soares – RA: 4928929673 – (Administração)

Aluno: Durval Viana – RA: 4352048864 – (Administração)

Aluno: Luciene Aires e Silva – RA: 7302546659 - (Administração)

Taguatinga Brasília DF 21/06/2013

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Administração

Processos Administrativos

ETAPA 1

PASSOS 1

Introdução

Falar de planejamento é falar de algo bastante abrangente, que deve envolver toda a organização. Devido a esta abrangência, o planejamento pode ser classificado em tipos distintos, de acordo com sua utilidade. O plano pode ser de curto ou de longo prazo, pode envolver toda a empresa ou apenas uma tarefa, pode ser genérico ou detalhado.

O planejamento é uma etapa essencial para a empresa que busca o sucesso. Pois através dele temos como estudar os problemas da empresa para repará-los e aprimorar os pontos positivos considerados fortes para a empresa. O planejamento divide-se em três níveis: planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional.

O planejamento estratégico é a etapa do raciocínio, devido ser aonde surgem as ideias. Exigindo que sejam levados em consideração quatro componentes de uma boa estratégia: clientes, fornecedores, concorrentes e a empresa. Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los que afetam a organização como um todo.O planejamento tático está relacionado em como essas ideias que surgiram no planejamento estratégico, em como elas serão executadas. E o planejamento operacional direciona as tarefas aos seus departamentos, para executar as ideias.

CONCEITOS GERAIS SOBRE PLANEJAMENTO

O planejamento pode ser considerada como a primeira função do administrador. Por meio do planejamento o administrador pensa antecipadamente o que deseja alcançar e determina os meios e recursos necessários para concretizar esse desejo.

Na definição de Lacombe e Heilborn planejar envolve coletar informações e diagnosticar a situação; estabelecer objetivos e metas; formular políticas e procedimentos para orientar as decisões; elaborar e implantar planos, programas e projetos para alcançar as metas e montar seus cronogramas para acompanhar a execução. Manter o diagnóstico atualizado.

Ainda, “Planejamento é a determinação da direção a ser seguido para se alcançar um resultado desejado. É a determinação consciente de cursos de ação, isto é, dos rumos, com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa disponível.

Segundo Oliveira: O propósito do planejamento pode ser definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos empresariais que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz. Dentro deste raciocínio, pode-se afirmar que o exercício sistemático do planejamento tende a reduzir a incerteza envolvida no processo decisório e, consequentemente, provocar o aumento da probabilidade de alcance dos objetivos, desafios e metas estabelecidos para a empresa.

Portanto, o planejamento pode ser conceituado como um processo desenvolvido para alcançar uma situação futura desejada, de forma mais eficiente, eficaz e efetiva, com a melhor concentração de esforços.

Passo 2

Dois textos extremamente interessantes com visão de futuro. E com três frases marcantes.

“Cada fracasso ensina ao homem algo que ele necessitava aprender” - Charles Dickens

“Existe na vida algo pior que o fracasso: Não haver tentado nada.”- Franklin Delano

“Quando as pessoas não enxergam adiante pagam pela falta de visão”

Os empreendedores do século XXI seguem exatamente o que está citado nestas três frases, pois não só eles, mas nós somos os empreendedores do século XXI e do futuro.

Em meio ás novas ondas da tecnologia, da ciência, de todos os conhecimentos que estão evoluindo cada vez mais e os seres humanos não ficam para trás, estamos cada vez mais preocupados em estudar, não só a parte.

Passo 3

Planejamento é um processo que identifica as metas e os objetivos que se queira alcançar. È o trabalho de preparo para a tomada de decisão. O Planejamento produz estratégias para conseguir o que se propõe organizar os meios para se conseguir um objetivo. Fazemos um Planejamento por acreditar que o futuro pode ser melhorado por intervenção no presente. Sem Planejamento é praticamente impossível conseguir objetivos ou terminar um projeto sério que envolve muitos passos a ser detalhados, com um Planejamento prévio, é ter um nível elevado de garantia para que um projeto ou um trabalho tenha êxito e seja considerado um sucesso.

O planejamento, nada mais é, do que uma organização de idéias para garantir que os objetivos finais sejam alcançados, através de possibilidades e solução dos problemas existentes no caminho. Ele não é imutável, pelo contrário, sempre que houver mudanças que justifiquem, o planejamento deve ser revisto, para que os objetivos do planejamento sejam atingidos, pois a prioridade deve ser o objetivo e não a manutenção rígida do planejamento.

O planejamento estratégico é um processo essencial para o fortalecimento institucional, pois nele serão traçados os meios necessários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com