TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Texto " Pesquisa Social : Métodos E Técnicas" De Roberto Jerry Richadson

Trabalho Escolar: Resumo Do Texto " Pesquisa Social : Métodos E Técnicas" De Roberto Jerry Richadson. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  1.747 Visualizações

Página 1 de 4

MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS

MÉTODOS QUANTITATIVOS

Método em pesquisa significa a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos. Procedimentos estes que se aproximam dos seguidos pelo método científico que consiste em delimitar um problema, realizar observações e interpreta - los a partir das relações cortadas, fundamentando - -se, se possível, nas teorias existentes.

Assim, o trabalho de pesquisa deve ser planejado e executado de acordo com as normas requeridas por cada método de investigação.

Há dois grandes métodos: o quantitativo e o qualitativo. Estes se diferenciam não só pela sistemática pertinente a cada um deles, mas, sobretudo, pela forma de abordagem do problema. O método precisa estar apropriado ao tipo de estudo que se deseja realizar, mas é a natureza do problema ou o seu nível de aprofundamento que determina a escolha do método.

O método quantitativo caracteriza - se pelo emprego da quantificação, tanto nas mobilidades de coleta de informações, quanto no tratamento dessas através das estatísticas. Este representa, em princípio, a intenção de garantir a precisão dos resultados frequentemente aplicados nos estudos descritivos, naqueles que procuram descobrir e qualificar a relação ente variável, bem como aos que investigam a relação de causalidade entre fenômenos.

Os estudos de natureza descritiva propõem - se a investigar o “que é". Nesse sentido, são considerados como objeto de estudo uma situação específica, um grupo ou um indivíduo.

Por um lado, o estudo descritivo representa um nível de análise que permite identificar as características dos fenômenos. Por outro lado, a partir deste, surgem outros que procuram explicar os fenômenos segundo uma nova ótica.

Os estudos que procuram investigar a correlação entre variáveis são fundamentais para as diversas Ciências Sociais. Ele deve ser realizado quando os pesquisadores desejam obter melhor entendimento do comportamento de diversos fatores e elementos que influem sobre determinados fenômenos. O pesquisador deve escolher os instrumentos mais adequados para efetuar coleta de informações.

A respeito das variáveis contidas no estudo de correlação, essas são apresentadas das seguintes formas: escore contínuo, dicotomia artificial, dicotomia verdadeira e categórica.

Com relação aos estudos experimentais, esses são os que proporcionam ao investigador meios mais rigorosos para testar as hipóteses. Determinam se a relação é de causa - efeito.

O resultado desses experimentos tem contribuído tanto para o desenvolvimento do ensino, como tem adotado a adoção de novas concepções de currículo.

O sucesso do experimento depende em parte da validade interna. Isto é, de como as variáveis estranhas tenham sido controladas pelo pesquisador.

CRÍTICAS AOS MÉTODOS QUANTITATIVOS

Concepção positivista da Ciência, que insiste na aplicação dos modelos das Ciências Naturais ás Ciências Social.

Redução da Ciência ao campo do observável e a separação entre os fatos e seus contextos supõem um método que seja adequado para testar a aceitação ou a rejeição de afirmações científicas com base na sua consistência.

Ênfase no dado empírico e a sua reificação levam aos maiores questionamentos dos métodos quantitativos

Insistência de uma ciência livre de valores, os quais podem distorcer ou prejudicar assuntos explicáveis "objetivamente"

MÉTODOS QUALITATIVOS

O método qualitativo difere, em princípio, do quantitativo à medida de que não emprega um instrumental estatístico como base do processo de análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com