TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade familiar na sociedade

Projeto de pesquisa: Diversidade familiar na sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O objetivo desta pesquisa é refletir sobre a diversidade da família na sociedade, desde os primórdios até hoje, a humanidade evoluiu e com isto as suas culturas estão sempre se modificando e traz assim novas concepções sociais entre os indivíduos, com esta evolução a família passou por várias reformulações,através dos tempos,acompanhando as mudanças religiosas econômicas ,socioculturais,o que se pode observar transformações favoráveis ou não favoráveis á família.

Em principio a constituição da família pela Igreja Católica era considerada através do casamento religioso. Hoje há casamentos com bases religiosas, uniões estáveis, união civis ou apenas o chamado juntar relações sejam elas do mesmo sexo ou não. A humanidade evoluiu e com isto as suas culturas estão sempre se modificando e traz assim novas concepções sociais entre os indivíduos, com estas evoluções que foram modificadas socialmente, economicamente, religiosamente, as culturas e as pessoas também mudaram ou evoluíram. Com as instituições de leis e regimes como o divorcio, os Estatutos de Direitos de Crianças e Adolescentes, Lei Maria da Penha e Estatuto do Idoso, e vários outros programas de proteção, apoio e amparos das famílias, só comprovam a preocupação com a instituição família em todas as dimensões e concepções. A família Contemporânea é um grupo social que corre atrás das igualdades, das legalidades de suas orientações sexuais, e já não existe mais aquele tipo de comando de marido ou pai, hoje há direitos e deveres iguais, ou seja, a família chamada moderna seja por opção ou por circunstância não esperadas, não tem mais aquela influencia de supremacia religiosa, ordenada pela religião, fazendo assim ter certa ligação modernista de individualismo que é responsável em determinada vezes pelo seu enfraquecimento, onde pode levar a desestruturação da família,se não existir uma base familiar de amor,respeito e responsabilidade seja ela qual for o tipo de formação familiar existente.

Em entrevista com Santos. C.M. sobre o assunto O poder das mulheres nas Famílias: entrevista. (10 de abril. 2013). Salvador: entrevista para trabalho sobre Antropologia Social, a Sra. Maria de 55 anos, mãe de sete filhos, onde afirma ter criado todos os filhos sem apoio do pai, que abandonou a família quando ainda era menores, deixando-a grávida, onde mais tarde ficou viúva dele, nunca foi alfabetizada, começou a trabalhar desde cedo na lavoura, como empregada domestica e vendedora ambulante, sua família têm 12 pessoas, sendo sete filhos, três netos e uma nora, todos morando no mesmo teto e condições precárias e todos os filhos são heterossexuais.

Diz se sentir frustrada por não ter proporcionado aos seus filhos uma melhor educação para que hoje como filhos de pessoas humildes e negros,pudessem estar em escola estudando,fossem formados, tivessem um emprego melhor, onde pudessem comer bem, ter mais conforto, ter como pagar um medico, e que não sofressem o preconceito da sociedade. Considera ter uma família diferente, afirma serem todos complicados, diz que nem todos os seus filhos tomaram bons rumos, alguns foram e estão marginalizados, com uma conduta fora da lei,roubando,traficando, revoltados com sua condição social, suas filhas tiveram filhos antes de completarem quinze anos, abandonaram os estudos, se prostituiram, e por isso ela se acha diferente excluída do meio social, ate mesmo por parentes ou vizinhos, contudo,afirma que com todas as dificuldades,provações,que passou para criá-los sozinhas e que nunca passaram fome e pelo menos tem um teto para pôr á cabeça,tem consciência do seu papel de pessoa que enfrentou tanta peleja e vai continuar lutando para que seus filhos se restabeleçam e que seus netos não vivam os resquícios dos pais e que tenham um futuro bem melhor.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A família esta organizada quanto á sua estrutura e classificação na sociedade, e conforme a sua formação cultural ela é conceituada. Vivemos numa sociedade diversificada e que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com