TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dpp Desenvolvimento Pessoal E Profissional

Artigos Científicos: Dpp Desenvolvimento Pessoal E Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

Filosofia aplicada ao Serviço Social

História da Filosofia

A Filosofia está em crise porque está se perdendo o sentido da filosofia, englobando o enfraquecimento do sentido e do alcance da dimensão especulativa.

A mentalidade tecnocientífica acostumou-nos a crer que só e valido o que é verificável, controlável pela experiência, mas ao mesmo tempo, a nova modalidade de política nos habituou a crer que só tem relevância aquilo que faz mudar as coisas ou seja a prática é o que conta.

Mas não se pode esquecer que a filosofia nasceu para explicar a totalidade das coisas ou a problemática da totalidade.

A Filosofia Grega

A Filosofia é uma criação do povo grego, que como tal deu a civilização algo que não tinha e que mudaria o rumo da civilização.

Os povos gregos eram superior aos povos orientais e sua natureza era de quantidade, e no que se refere a filosofia a sua superioridade era de natureza de qualidade.

A filosofia grega teria nascido no ocidente a partir daí.

Para Aristóteles era preciso pensar corretamente. E toda sua lógica tenha um sentido de proposição de proposição verdadeira ou falsa. Ou seja não poderia ser as duas ao mesmo tempo.

Segundo o próprio Homero, a arte da imaginação, era voltada para a homônima, a proporção, o limite, e a medida, buscando no fantástico, as suas razões.

A religião pública era resumida em tudo é divido ou seja em Deus.

As condições políticas, sociais e econômicas, era sob o regime de ordenamentos republicanos, dando se a expansão dos gregos para o oriente e ocidental formando-se as colônias.

Sócrates, plantão e Aristóteles representam um cenário muito importante em toda a história da filosofia grega.

A Filosofia Medieval

A igreja Católica com sua grande influencia religiosa na sociedade medieval ampliada as elites, juntos dominavam quase toda Europa. No plano cultural a igreja exerciam sobre as pessoas sua opiniões e impunham suas crenças, suas incondicional verdades. A filosofia não poderia de modo algum contrarias a suas verdades, assim eles impunham suas verdades para seu povo sem que eles pudessem expressar sua opinião, eles afirmavam que só existia dois lados,o bem e o mal. Algum tempo depois surgiu as filosofias que lutaram para melhorar os aspectos moral e cultural de seu povo, eles procuravam conciliar o pensamento cristã com a filosofia.

Falamos de filosofia medieval para entender a idade moderna, foi quando surgiu uma nova concepção do homem e do mundo.

A Filosofia Moderna

Lutava pela independência de pensamento, também podemos citar a passagem do feudalismo para o capitalismo, do movimento que derrubou a unidade religiosa e acabou com a submissão a igreja acabou com a submissão a igreja católica e suas imposições sobre seu povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com