TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Duração Do Trabalho

Ensaios: Duração Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  5.190 Palavras (21 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 21

1. INTRODUÇÃO

A história relata o sofrimento e a luta dos trabalhadores para alcançar direitos como seres humanos, por vários séculos eles foram tratados como animais. As conquistas adquiridas foram pautadas por anos e anos de injustiças e mortes. Mas, as revoluções ocorreram e geraram mudanças na história.

Dentro dessas mudanças nasceu o Direito do trabalho, que é um braço da ciência jurídica, que tem por objetivo mediar as relações de emprego, e visa a proteção do trabalhador.

A luta pela redução da jornada laboral marcou profundamente os trabalhadores. No dia 1º de maio de 1886, quinhentos mil operários protestaram nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos, exigindo a redução da jornada de trabalho para oito horas. A repressão policial desproporcional ao agravo feriu e matou dezenas de manifestantes. O evento tornou-se um símbolo da luta obreira. Em 1889, em Paris O Congresso Operário Internacional decretou o 1º de maio como dia Internacional dos Trabalhadores. A repercusão das lutas em torno da redução da jornada de trabalho foi tão significativa que em 1890 justamente o governo norte-americano foi o primeiro a declarar a jornada limitada às pretendidas oito horas. (MARTINEZ, 2012: 289)

O direito a uma jornada de trabalho justa é umas das maiores conquistas dos trabalhadores, e essas conquistas resultaram em diversas leis de proteção.

As Leis, de duração levam em consideração três elementos básicos: natureza biológica, pois o descanso permite a recomposição física e mental; fundo social, porque promove convivência familiar, lazer, etc. e a de caráter econômico, porque promove uma justa divisão do trabalho.

No Brasil, os trabalhadores são amparados pelas leis constantes na Constituição Federal, além da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

A fixação da jornada de trabalho revela-se de grande importância por vários aspectos, primeiro porque através dela pode ser aferido o salário do trabalhador, quando sua remuneração é fixada levando-se em consideração o tempo trabalhado ou à disposição da empresa, segundo, a fixação da jornada é essencial para preservar a saúde do trabalhador, pois o labor excessivo é apontado como gerador de doenças profissionais e de acidentes de trabalho. Logo, o controle da jornada diária e semanal do trabalhador constitui em uma medida eficaz para diminuir a ocorrência de doenças e ou acidentes de trabalho.

2. DISTINÇÕES TERMINOLÓGICAS

Terminologicamente a de se entender de forma primária a distinção entre duração, jornada e horário de trabalho.

Duração de trabalho é o tempo contratualmente oferecido ao trabalhador pelo empregador.

Jornada de trabalho é o tempo que o empregado permanece à disposição do empregador durante um dia.

E horário de trabalho é a duração do trabalho de forma bem especificada, inclusive apontando seus intervalos.

Para computar o horário de trabalho, levam-se em consideração dois aspectos: serviço efetivo real, que é todo o período em que o empregado se encontra à disposição do empregador, dentro do período de trabalho, aguardando ou executando ordens e, serviço efetivo ficto, que é o período em que o trabalhador encontra-se a disposição do empregador mesmo fora do seu horário de trabalho, que são as chamadas horas in intinere, que significa o tempo correspondente à ida e a volta da residência do trabalhador ao local de trabalho e vice-versa, em transporte fornecido pelo empregador, o 2º parágrafo do art. 58 da CLT, esclarece que:

"O tempo despendido pelo empregado até o local de trabalho e para seu retorno, por qualquer meio de transporte, não será computado na jornada de trabalho, salvo quando, tratando-se de difícil acesso ou não servido, por transporte publico, o empregador fornecer a condução".

Logo, dois requisitos são levados em consideração para que o tempo de deslocamento casa/trabalho/casa integre a jornada diária do trabalhador: o local tem de ser de difícil acesso ou não servido por transporte publico regular e o empregador deve fornecer a condução.

Por apenas não ter a disposição um serviço de transporte publico, não caracteriza o pagamento de horas in itinere. No entanto, se houver transporte publico regular em parte do trajeto para a empresa, as horas in itinere remuneradas limitam-se ao trecho não alcançado pelo transporte publico.

Por sua vez, o fato do empregador cobrar, parcialmente ou não, importância pelo transporte fornecido, para local de difícil acesso ou não servido por transporte publico, não afasta o direito à percepção das horas. Essas horas poderão, também, ser estipuladas ou negociadas em norma coletiva (acordo ou convenção coletiva), fixando um valor predeterminado.

As horas remuneradas podem ser:

Horas de serviço efetivo real, dizem respeito ao período em que o empregado esta à disposição do empregador, aguardando ou executando ordens.

Horas de mera expectativa, compreende o tempo em que o empregado simplesmente aguarda eventual chamado para realização de um serviço efetivo real, estando dessa forma em prontidão ou sobreaviso. Entende-se por prontidão o período de tempo em que o empregado permanece, “fora de seu horário habitual de trabalho, nas dependências do empregador ou em um local por ele determinado” (MARTINEZ, 2012: 294), aguardando ordens de serviço. Vale ressaltar que, aquele que esta em prontidão é remunerado, independentemente de ser chamado ou não para o serviço efetivo. Sobreaviso estará caracterizado pelo fato de o empregado permanecer, fora de seu horário de trabalho, em sua própria casa por exemplo, ou onde entenda por bem estar, aguardando a qualquer momento, um chamado para o serviço. Assim como no regime de prontidão, o empregador fica obrigado a pagar os trabalhadores que estão na escala de sobreaviso, independente de terem sido chamados para prestar o serviço, mas num valor de hora inferior ao efetivo trabalhado.

A diferença fundamental do sobreaviso para a prontidão é que no primeiro o empregado permanece em casa aguardando o chamado para o trabalho a qualquer momento, enquanto na prontidão o obreiro permanece no local de trabalho aguardando ordens.

2.1 TRABALHO DE DURAÇÃO NORMAL

Entende-se por trabalho de duração normal aquele período de trabalho padrão, dentro dos limites legais ou contratuais exigíveis.

Baseado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com