TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EM BUSCA DE ATUALIZAÇÃO

Exames: EM BUSCA DE ATUALIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 6

EM BUSCA DE ATUALIZAÇÃO

A história do Serviço Social surgiu através da Igreja católica e as poucos foi se aperfeiçoando. No inicio as Damas de Caridade foram estudar para se aperfeiçoar para atender bem as demandas que cada vez mais ia crescendo e a partir desse momento surgiu a necessidade de ter um serviço de assistência social nas instituições que pudesse oferecer a sua força de trabalho para as classes menos favorecidas.

Quando surgiu as primeiras assistente sociais elas eram vistas como assistencialistas, caridosas e só depois de muita luta é que esta visão foi modificada e as assistentes sociais saíram do anonimato ganhando status como profissão, mas mesmo assim as pessoas que não tem conhecimento sobre o trabalho da assistente social continuam tendo a visão que eles estão relacionados com esta visão assistencialista, paternalista e autoritária.

Diante dos pacientes os assistentes sociais tem que se impor e mostrar que a forma de trabalhar deles não é a mesma aquela de quando surgiu a profissão, e que agora eles são os principais responsáveis pelas limitações e condicionamentos a prática profissional.

Todos os profissionais tem o direito de se justificar diante de todas as demandas que eles atendem prestando serviços. Por que o Estado é o principal responsável por estas demandas reais que viabilizam a instituição.

Os congressos e seminário são os eventos de bastante importância para os Assistentes Sociais por que nestes eventos todos se reúnem pelo mesmo propósito, que é em busca de ajuda e melhor atendimento as classes necessitadas.

Na década de 1940 o bem estar social era o que mais preocupava os profissionais por que era ligado à prática do catolicismo, era assistencialista. A partir desta visão eles , os assistentes sociais atendiam todas as demandas com o desejo de realizar a necessidade de cada um.

Com as discussões da OEA ficou claro que a principal preocupação era com os estudantes de Serviço Social por que eles teriam que se aperfeiçoar para atender as demandas, por que ali existia um padrão mínimo de exigências.

O Serviço Social no Brasil cada vez mais vai aumentar o numero de profissionais e com isso vai abrangendo todo o Brasil e sempre ganhando mais experiências, em todas as áreas que eles percorrem, e ficando cada vez mais amplo o mercado de trabalho.

Os Assistentes sociais criam métodos para interagir com os seus usuários, através do processo de investigação ele descobre qual o melhor método para intervir na situação de cada indivíduo, mas para isso ele deve ser um profissional equilibrado, por que ao invés de resolver os conflitos vai acabar causando mais.

Na área do Serviço Social cada um tem sua opinião formada por que o plenário acha que os casos individuais não são tão importantes quanto os casos em grupos, para eles é perda de tempo fazer trabalhos individuais.

Se o serviço social fosse só com base no ensino médio geraria muito pouco conhecimento e não teria condições de atender a todas as demandas, por que o conhecimento da realidade da questão social precisa ser investigada a fundo, afinal o conhecimento do ensino médio é muito pouco para resolver as questões.

O Serviço Social é feito a partir do nível universitário, mas também é preciso existir pelo menos um pouco de vocação, porque se o profissional não se envolver nas questões sociais, inclusive nas partes menos favorecidas ele não vai saber atuar na área nem vai saber resolver as demandas que surgem e com isso vai ficar de mãos atadas se perguntando o que se deve fazer. Os assistentes sociais têm que estar aptos a resolver os problemas estruturais e as necessidades das classes desfavorecidas, por que eles estudam justamente para atender a esse público.

Os Assistentes Sociais, dentro de qualquer instituição só vai poder fazer o trabalho deles a partir do momento em que a instituição determine o que ele tem para fazer. Junto com a equipe interdisciplinar eles vão fazer trabalhos em grupos e ai sim vão aparecer as necessidades de fixar suas funções criando métodos e técnicas para resolver os problemas dos usuários. O Serviço Social surgiu dos princípios cristãos e com isso as demandas foram aumentando e surgiu a necessidade de existir realmente os profissionais que dessem ênfase para dar continuidade aos projetos para amenizar os problemas da sociedade.

Na década de 1960 por sua vez surgiu uma grande transformação nas partes teóricas, metodologias e técnicas que eram utilizados por eles e também a coordenação e planejamento que ganhou status e acabaram assumindo relevo e aplicação mais intensiva aos métodos do Serviço Social em grupo.

A ideologia desenvolmentista sempre esteve preocupada com o bem estar da sociedade, com a politica, a sociedade, segurança e paz. eles queriam eliminar o pauperismo, a miséria para que todos pudessem elevar o nível de vida como consequência do crescimento econômico.

Através do desenvolvimento juscelista os assistentes sociais ganharam importantes posições e campos de atuação social e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com