TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO, DISSERTAÇÃO

Artigo: EMPREENDEDORISMO, DISSERTAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 2

Saber enxergar a oportunidade, medir os riscos, obter lucratividade, abrir o negócio, criar. Todas estas características e muitas outras fazem uma pessoa ser vista como um empreendedor. O mundo globalizado exige pessoas empreendedoras, capazes de criarem novos serviços, produtos inovadores e de qualidade. Diante disso, o empreendedor é uma pessoa que escolhe o que faz, e identifica o que fez, sendo então uma pessoa inovadora, capaz de propor caminhos que conduzirão a um espaço adequado. Dessa forma, o empreendedorismo deixa de ser exclusivo do setor empresarial e passa a abranger todas as atividades humanas.

Nesse novo contexto, a sociedade em geral passa a ser mais exigente. Exige maior qualidade nos serviços e produtos adquiridos. O que pode ser buscado por meio da qualidade de gerenciamento dos setores tecnológicos, econômicos, sociais, culturais e, inclusive políticos. A globalização passa a impor e a exigir que as sociedades tenham características empreendedoras. Este momento da globalização está sendo conhecido como “a era do empreendedorismo”. Mas diante desse contexto descrito acima, há a hipótese de que nem todas as pessoas se apresentam aptas a gerenciar as necessidades impostas pelo mundo globalização.

Nesse caso, somente os que têm um “dom” questionador (atitude) e que procuram por novidades, é que serão capazes de encarar corajosamente o mundo da globalização. Logo, são os que se sobressaem nesse novo contexto mundial e, por esse motivo, são chamados de empreendedores. Nesse sentido, os empreendedores são pessoas que derrubam as barreiras do mundo, promovendo renovação no ambiente do trabalho, rompendo com as fronteiras e gerando riquezas para a sociedade (globalização).

As diferenças entre os objetivos pessoais e da realidade mundial, são percebidas e tomadas como desafios e não como problemas. A partir disso podemos dizer que essas pessoas passam a serem conhecidas como: “Empreendedores Sustentáveis”.

Em um sistema de mercado, o desenvolvimento sustentável requer inovação e sustentabilidade dos empresários que podem alcançar objetivos ambientais ou sociais, com produtos de qualidade superior ou processos que são bem sucedidos no mercado de clientes tradicionais. Eles gerar novos produtos, serviços, técnicas e modos de organização que substancialmente reduzir os impactos ambientais e aumentar a qualidade de vida.

Tanto o mercado nacional como o internacional, começa a se voltar ao desenvolvimento sustentável, sendo que isso não ocorre necessariamente por acidente, mas pode ser criado por líderes que colocá-los no “centro” das atividades corporativas das grandes empresas, manterá o indivíduo em ambiente que proporcionará a lapidação do senso empreendedor sustentável ali existente. Afinal, empreendedorismo não é ciência exata, que possa ser ensinada, mas sim lapidada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com