TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPRESTIMOS COMPULAORIOS

Ensaios: EMPRESTIMOS COMPULAORIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

Escola Lombarda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Escola Lombarda, também chamada de Escola Administrativa, surgiu em 1840, com a publicação do livro La contabilità applicata alleamministrazioni private e pubbliche, de Francesco Villa, que era o principal representante desta escola de contabilidade, junto com Antonio Tonzig.

O principal interesse desta escola era o estudo daadministração das empresas. Com isto, a Contabilidade deixou de ser apenas escrituração, passando também a controlar a gestão das empresas. Não se limitou mais a cifras, passando a abranger também idéias eoperações mais abstratas. Outra inovação desta escola foi a avaliação de ativos permanentes por preços correntes.

Escola Administrativa ou Lombarda

A Escola Administrativa surgiu em 1840,iniciando um período cientifico da Contabilidade. Nesse período a administração das entidades passou a ser o alvo central de interesse dos estudiosos e Contabilidade. Segundo essa escola, a implantação de umnovo empreendimento deveria ser precedida de um estudo de viabilidade, da projeção do retorno sobre o capital investido, tempo de permanência do produto novo no mercado, ou seja, ocorreu umaconjugação entre os objetivos da Contabilidade e Administração em função de que a ultima não havia se firmado como uma disciplina à parte e com vida própria.

Segundo essa escola do pensamento contábil, aContabilidade deveria ser uma disciplina destinada a interpretar a dinâmica das empresas, ou seja, voltada para o controle da gestão. Desta forma a Contabilidade não se limitava somente à escrituração, masera composta de um conjunto de conhecimentos e operações com o objetivo de controlar a gestão.

Outros aspectos significativos introduzidos por essa escola foram:

• A avaliação de ativo permanentea preço corrente em atividades comerciais e industriais;

• A desvinculação da contabilidade de cifras e números;

• Estabelecimento do controle como objetivo da contabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com