TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO À DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE ACERCA DO PAPEL DO TUTOR

Por:   •  7/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.760 Palavras (16 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 16

UNIDADE NACIONAL DE ENSINO SUPERIOR INTEGRADO - UNESI

ANDERSON ALVES PAIXÃO

EVANGILSON SILVA DA COSTA

NARA VERÔNICA FERREIRA DA SILVA

NILTON VIEIRA BATISTA

ENSINO À DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE ACERCA DO PAPEL DO TUTOR

Feira de Santana

2014

ANDERSON ALVES PAIXÃO

EVANGILSON SILVA DA COSTA

NARA VERÔNICA FERREIRA DA SILVA

NILTON VIEIRA BATISTA

ENSINO À DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE A CERCA DO PAPEL DO TUTOR

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso Docência do Ensino Superior Presencial e EaD da Unidade Nacional de Ensino Superior Integrado de Feira de Santana-Ba, como requisito parcial para disciplina TCC, para a obtenção do título de Docente do Ensino Superior. Orientadora: Prof.ª Mestranda em Educação Marta Souza.

Feira de Santana

2014

Anderson Alves Paixão- anderson.paixao@penha.com.br

Evangilson Silva da Costa - endersonduinho@yahoo.com.br

Nara Verônica Ferreira da Silva - narapop56@hotmail.com

Nilton Vieira Batista - niltonvieira.B@hotmail.com

Resumo

As novas tecnologias da informação surgem como grande inovação científica que atrelada à educação à distância (EaD), vem fazendo surgir, através da internet, novas formas de propagação do conhecimento. Dessa forma, a educação à distância através das Tecnologias da Informação (TICs) vem trazendo um universo de possibilidades muito importante para a aprendizagem. Desta maneira, a a partir de estudiosos como Souza (2004), Martins (2002) e Manara (2011), dentre outros, compreendendo o processo de ensino-aprendizagem, mediado pelo tutor através de tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. O papel do professor ganha um novo foco agora com a proposta do ensino à distância, pois se trata de um ensino em que o ambiente virtual passa a ser a sala de aula e a ferramenta de ligação professor-aluno. O presente artigo visa situar esse contexto de transformações e discutir as relações de ensino/aprendizagem indagando o papel do professor-tutor no ensino à distância

Palavras-chaves: Tutor; Educação à Distância; Tecnologias.

1. INTRODUÇAO

As novas tecnologias da informação surgem como grande inovação científica que atrelada à educação à distância (EaD), vem fazendo surgir, através da internet, novas formas de propagação do conhecimento. Dessa forma, a educação à distância através das Tecnologias da Informação (TICs) vem trazendo um universo de possibilidades muito importante para a aprendizagem. Dentro desse contexto é que professores e alunos devem estar atentos a essas mudanças e precisam ser melhores compreendidos e investigados para fazer frente às mudanças que se impõem. Segundo Manara (2011)

O uso da tecnologia proporciona uma mudança no trabalho do professor e no sentido do “ser aluno”, fazendo com que estes adaptem esse novo recurso à educação onde a sala de aula é virtual, onde o aluno tem mais liberdade e necessita de mais motivação por não ter a presença diária do professor.

Assim, O papel do professor ganha um novo foco agora com a proposta do ensino à distância, pois se trata de um ensino em que o ambiente virtual passa a ser a sala de aula e a ferramenta de ligação professor-aluno. Como elemento central no processo ensino/aprendizagem é preciso que se faça uma reflexão sobre o professor-tutor no contexto de educação à distância, enfatizando as principais diferenças entre suas atividades e aquelas atribuídas ao professor. Dessa forma, o ensino à distância passou a ser uma oportunidade de enfrentar as barreiras impostas e quais as estratégias adequadas para superar a distância geográfica e temporal existente entre professor/aluno.

A inquietação em realizarmos esta pesquisa surgiu por conta de dois aspectos importantes. O primeiro refere-se à relevância científica, isto é, as diferentes formas em que é abordada a complexidade do ensino a distancia por diversos autores. Sendo assim, faz-se necessário um estudo mais aprofundado e sistematizado que possa contribuir para a compreensão das inúmeras concepções acerca da EaD

O segundo aspecto reside no fato de desconhecer o papel do tutor em sala de aula, pois essa prática de ensino vem sendo discutida nos diferentes ramos da sociedade, buscando conceitos de como o tutor deve se portar diante de uma classe formada por alunos que buscam no ensino EaD uma maneira de se qualificar a custos, muitas vezes menores, onde eles podem conciliar os estudos a sua vida cotidiana.

Dentro desse contexto, compreender esse novo modelo de ensino que vem ganhando destaque de maneira significativa é de fundamental importância, uma vez que se trata de uma comunicação virtual entre professor e aluno mediada pela figura do tutor ou o que alguns autores consideram professor-tutor, e assim também compreender qual seu verdadeiro papel em sala de aula.

1.1. UM BREVE HISTÓRICO SOBRE A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

A história da Educação à Distância é bastante antiga, iniciada no final do século XVIII com a educação por correspondência, e consolidada a partir do século XIX. Mas é importante ressaltar que antes de tudo era preciso de algo mediador desse processo, e é aí que a escrita aparece como a principal tecnologia da EaD. Primeiro com as correspondências, os livros e por fim as tecnologias eletrônicas em especial as digitais.

Segundo (Soek e Haracemiv, 2008, p.2), “ A primeira tecnologia que permitiu a EAD foi a escrita. Posteriormente, a tecnologia tipográfica ampliou o seu alcance. Mais recentemente, as tecnologias de comunicação e telecomunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com