TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreenda A Relação Existente Entre O Serviço Social E A Filantropia.

Pesquisas Acadêmicas: Compreenda A Relação Existente Entre O Serviço Social E A Filantropia.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 4

compreenda a relação existente entre o

Serviço Social e a Filantropia.Vínculos Empregatícios - 11,07% têm mais de um emprego. A maioria trabalha em instituições públicas: 40,97% municipais, 24% estaduais e 13,19% federais. Nas instituições privadas são 13,19%, e no terceiro setor, 6,81%

Em se tratando de filantropia empresarial surge a discussão sobre o significado de Terceiro Setor, assim como sua área de abrangência: público, porém privado. Por vivermos segundo Iochpe em um Estado “enxuto”, o qual vem diminuindo sua ação social, se faz necessário que pessoas físicas e jurídicas se posicionem proativamente nessa realidade. Assim compreendemos o significado da filantropia empresarial a sua inserção no chamado Terceiro Setor e sua ação pública , com recursos privados.

De acordo com Netto (2001), podemos falar propriamente de Serviço Social de empresa, a partir do desenvolvimento industrial, principalmente nos anos do ‘milagre’ mas não exclusivamente pelo crescimento industrial, mas determinado também pelo pano de fundo sócio-político em que ele ocorre e que instaura necessidades peculiares de vigilância e controle da força de trabalho no território da produção.

O Serviço Social de Empresas nasce com o objetivo de inserir um profissional para vigiar e controlar a força do trabalho nas organizações.

O assistente social, por meio de sua ação técnico-políticas, passou a ser requisitado para responder às necessidades vinculadas à reprodução material da força de trabalho e ao controle das formas de convivência entre empregado e empresa, contribuindo para o aumento da produtividade no trabalho.

No controle sobre a força de trabalho, as ações profissionais são direcionadas a exercer funções de apoio à administração do trabalho, intervindo na repressão dos conflitos e na promoção da integração dos trabalhadores às exigências do processo produtivo.

Quanto às demandas profissionais no âmbito empresarial, Iamamoto (2001, p.47) afirma que:

O Serviço Social sempre foi chamado pelas empresas para eliminar focos de tensões sociais, criar um comportamento produtivo da força de trabalho, contribuindo para reduzir o absenteísmo, viabilizar benefícios sociais, atuar em relações humanas na esfera do trabalho.

Podendo executar atividades nas três esferas públicas governamental como municipal, estadual e federal. O assistente social tem um papel de grande importância nesses poderes, atendendo comunidades de acordo com as demandas referidas a cada órgão na garantia dos direito sociais previsto em lei. Independentemente de trabalhar para qualquer um deles, o profissional se mantém numa visão voltada ao ser social.

Nos poderes públicos são várias instituições que o profissional pode atuar, se enquadrando em diversas áreas diferentes, como o da saúde, educação, da justiça e da seguridade social entre outras, executando políticas públicas sociais como representante técnico desses órgãos, exemplo, na administração central (em ministérios ou centros regionais de segurança social) e local (nos serviços municipais de habitação, de ação social, de educação, ação cultural ou de saúde etc.). No atendimento direto ao indivíduo, podem trabalhar em hospitais, centros de saúde, serviços de apoio a escolas, centro de formação profissional, estabelecimentos prisionais, centros de apoio à infância, à juventude, aos idosos, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com