TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Sobre Serviço Social E Filantropia

Ensaios: Artigo Sobre Serviço Social E Filantropia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  2.829 Palavras (12 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Anhanguera - Uniderp Serviço Social – Psicologia Social e Serviço Social

ATPS - Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III

Data: 26 de novembro de 2013.

RESUMO

Este artigo tem como objetivo apresentar a diferença entre o Serviço Social e a filantropia que é vista como sinônimo de assistencialismo e caridade. Salientaremos a nova proposta do mercado de trabalho para os assistentes sociais.

INTRODUÇÃO

O presente artigo apresenta os dilemas e desafios da nova condição profissional dos assistentes sociais, realizado através de pesquisas sobre mercado de trabalho, identificando as características gerais da profissão e possibilidades de atuação nos setores públicos, privado e terceiro setor.

Iremos analisar de forma crítica a diferença entre assistencialismo e serviço social, para refletirmos a particularidade do redimensionamento do mercado de trabalho do serviço social, com a inserção da terceirização na atualidade.

A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NA ATUALIDADE

A prática do assistente social na atualidade tem sua atuação regulamentada pelo Código de Ética Profissional, fortalecendo sua prática na busca de direitos da sociedade e a forma de acesso aos mesmos.

Com o aumento da tecnologia e a implantação de máquinas acarretaram crescimento do capital financeiro para as empresas, gerando muitos desempregos e redução de salários pela competividade. Na busca pela sobrevivência observam-se também muitas explorações como o trabalho infantil, exemplos nos faróis pedindo esmolas ou na produção de quebra de castanha de caju (causando queimaduras nas mãos pelo ácido) e também na fabricação de carvão entre outros.

O assistente social pode trabalhar com grupos diversos, por exemplo, crianças, adolescentes, idosos e mulheres vitimas de violência; os atendimentos englobam diversas áreas do mercado de trabalho brasileiro e na contemporaneidade, como serviços prestados em hospitais, posto de saúde, presídios, domicílios, asilos, orfanatos, delegacia da mulher, CRAS, CREAS entre outros, ou seja, qualquer lugar que precise de auxílio para solucionar conflitos e questões sociais. No campo educacional também há necessidade de atuação de forma teórica e técnica, muitos são os desafios nesta área como: baixo rendimento escolar, evasão escolar, desinteresse pelo aprendizado, vulnerabilidade ás drogas, atitudes e comportamentos agressivos.

Santos, descreve a importância do serviço social atuante na escola:

É importante ressaltar que o profissional de Serviço Social, inserido na escola, não desenvolve ações que substituem aquelas desempenhadas por profissionais tradicionais da área de Educação. Sua contribuição se concretiza no sentido de subsidiar, auxiliar a escola, e seus demais profissionais, no enfrentamento de questões que integram a pauta da formação e do fazer profissional do Assistente Social, sobre as quais, muitas vezes a escola não sabe como intervir.

O grande desafio do assistente social nesta área é buscar o fortalecimento do vinculo familiar e a integração entre alunos país e demais funcionários da escola se direcionando para um bem em comum através de ações e projetos que influenciem nos comportamentos causando reflexões críticas que formulem novos conceitos.

É necessário superar desafios e inovar nas suas ações assim como demonstra Amador na questão da falta de um espaço físico para trabalhar questões com um determinado grupo:

A falta de salas para realizar os grupos foi identificada como um dos maiores limites para a realização trabalho. Devido a ausência de espaço físico na instituição, as reuniões eram realizadas no pátio onde os usuários esperavam o momento da consulta médica, ou embaixo de uma árvore que lá havia.

Faz parte da competência do assistente social formular, participar das políticas públicas e também atuar na gestão das políticas sociais. Nas empresas trabalha na política dos recursos humanos buscando eliminar focos de tensões gerados por relações trabalhistas conflitantes.

Na sua atuação trás perspectiva de alterar ideologias na construção de identidades dos usuários, segundo Iamamoto (2005, p.68 apud LOPES, 2008): “Tem também efeitos na sociedade como um profissional que incide no campo do conhecimento, dos valores dos comportamentos, da cultura que, por sua vez, têm efeitos reais interferindo na vida dos sujeitos”.

O objeto de trabalho são as questões sociais e de que forma elas afetam a vida da sociedade, é preciso atualizar a prática profissional ser um conhecedor crítico da realidade social e com as vivências impulsionar mudança em favorecimento desta população carente de direitos.

A questão social é muito complexa porque envolve muitas situações diversificadas e nem sempre os direitos embora legalizados se efetivem para todos, é preciso ser perseverante e não desanimar com os desafios assim como descreve a aluna Lustosa:

Considerando que os Direitos Humanos são o resultado de lutas históricas de toda humanidade, na busca dos homens por justiça e equidade social, podemos afirmar que muito já temos percorrido no caminho para a justiça social e o bem de todos, mas, por outro lado, muito temos ainda que percorrer, e, olhando para os séculos, vemos que a nossa luta é árdua e seus passos lentos.

No atendimento a população, o profissional deve ser cauteloso e observa qual o interesse do solicitante, refletir e atuar na busca de soluções para sua real necessidade. É fundamental o respeito aos usuários, ser livre de preconceitos, estar preocupado com a qualidade dos serviços e buscar a efetivação dos direitos.

RELAÇÂO EXISTENTE O SERVIÇO SOCIAL E A FILANTROPIA

Ainda nos dias de hoje para muitas pessoas, assistência social é sinônimo de filantropia, assistencialismo e caridade, mas assistência social é uma política pública de atenção e de direitos regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social. Filantropia é pura doação não escolhe causas, podendo essa doação ser por dinheiro ou outros bens a favor de instituições que desenvolvam atividades de grande mérito social.

Assistencialismo são ação de pessoas, organizações governamentais ou entidades da sociedade civil junto às camadas mais pobres da comunidade, com objetivo de apoiar ou ajudar de forma pontual, oferecendo alimentos, medicamentos, entre outros gêneros de primeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com