TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EPOXTAPAÇÃO DA ALUMINA

Artigos Científicos: EPOXTAPAÇÃO DA ALUMINA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Brasil aumenta exportação de alumina e bauxita no 1º semestre

Notícias de Mineração, 21 de julho de 2014

O Brasil exportou 4,2 milhões de toneladas de bauxita no primeiro semestre deste ano. O volume representa um crescimento de 13,7% em relação aos seis primeiros meses de 2013. O país também aumentou as exportações de alumina de janeiro a junho deste ano. Foram 3,99 milhões de toneladas exportadas, um crescimento de 12% na comparação com o mesmo período em 2013.

A China aumentou a importação da bauxita brasileira em 39,2% de janeiro a junho de 2014 na comparação com o mesmo período no ano passado. O país asiático comprou 406 mil toneladas de bauxita brasileira, devido à proibição das exportações na Indonésia.

O coordenador da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), Otávio Carvalheira, disse que a proibição deve continuar a beneficiar as relações comerciais entre Brasil e China. Carvalheira afirma, porém, que o Brasil não é o fornecedor mais competitivo para o país asiático em função dos altos preços de frete.

“Há uma perspectiva muito positiva. A China é o novo fator que pode aumentar a demanda ainda mais. Além disso, mais demanda deve surgir de outras áreas do mundo. O nosso entendimento é de que o mundo vai continuar precisando da bauxita e da alumina do Brasil”, disse o coordenador da Abal.

Carvalheira explicou que com a queda nas exportações de alumínio primário, a bauxita e a alumina se tornaram as forças propulsoras para a balança comercial do setor. Minas Gerais e Pará são os principais Estados que produzem bauxita no Brasil.

As exportações brasileiras de alumina aumentaram 12% no primeiro semestre de 2014 em relação aos seis primeiros meses do ano passado. O país exportou 3,99 milhões de toneladas de alumina, tendo Canadá, Noruega e Argentina como os principais destinos da commodity.

No primeiro semestre de 2013, a China importou 32.406 toneladas de alumina do Brasil. Já nos seis primeiros meses deste ano, o país asiático não comprou alumina brasileira.

Segundo a Abal, muitos fatores favorecem a indústria primária do Brasil. “O Brasil tem uma vantagem competitiva em função da qualidade excelente de suas reservas, da tecnologia desenvolvida nos últimos 40 anos e da forma sustentável com que a indústria tem explorado os recursos naturais no país”, disse Carvalheira.

As exportações brasileiras de metais leves foram de 169.640 toneladas no primeiro semestre deste ano, o equivalente a uma queda de 30,8% em relação ao mesmo período em 2013. A redução no volume exportado ocorreu em função dos cortes de produção que foram feitos para reduzir os custos com energia e da maior importação de alumínio primário para manter o mercado equilibrado.

Medidas tomadas por Alcoa e Novelis para diminuir a produção, fizeram com que o volume total de metais leves produzido pelo Brasil sofresse um corte de 400 mil toneladas. “Apenas parte dessa perda de demanda no mercado doméstico é transformada em exportação”, explicou Carvalheira.

O coordenador da Abal explicou que com alta disponibilidade de alumina, a opção é estocar ou reduzir a produção. No ano passado, a produção brasileira de bauxita e de alumina sofreram quedas de 3,3% e 3,8%, respectivamente, em comparação com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com