TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESAF Analista

Trabalho Universitário: ESAF Analista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  3.994 Palavras (16 Páginas)  •  939 Visualizações

Página 1 de 16

3.

(Esaf / Receita Federal / 2009) A empresa Eletronics S.A. fabrica televisores de LCD de última geração. A garantia convencional é dada para três anos e a garantia oferecida é estendida para mais um ano mediante pagamento complementar.

Como o custo é baixo, em 90% dos casos o cliente adquire. A empresa registra o valor da venda do televisor como receita de vendas e a garantia estendida como receita de serviços, no resultado. Podese afirmar que, nesse caso, não está sendo atendido o princípio:

a) da continuidade.

b) do custo como base do valor.

c) da competência.

d) da neutralidade.

e) da entidade.

Comentários:

Esta questão da Esaf cobra um conhecimento de contabilidade. O valor da venda do televisor deve, realmente, ser registrado como receita de vendas. Entretanto, o valor obtido pela garantia estendida não pode ser levado ao resultado, pois é uma Receita Antecipada, e deve ser levada ao Passivo. Dessa forma, ao longo dos três anos é que a receita deve ser efetivada, e não de uma só vez, quando do momento da venda.

6

Série Questões: Auditoria

ELSEVIER

Isso ocorre para obedecer ao Princípio da Competência que, segundo a Resolução CFC no 1.282/2010, “determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento” , ou seja, o registro da receita deve ocorrer somente na ocorrência do fato gerador.

O Princípio da Continuidade, letra “a”, pressupõe que a Entidade continuará

em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância. Já o Princípio da Entidade, letra “e”, “reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição”. (Resolução CFC no 750/1993).

As letras “b” e “d” não apresentam Princípios de Contabilidade, de acordo com as normas vigentes.

Resposta: C

4.

(Esaf / CVM / 2010) Assinale a opção que indica uma exceção aos princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor na condução de trabalhos de auditoria das demonstrações contábeis.

a) Independência técnica.

b) Confidencialidade.

c) Competência e zelo profissional.

d) Comportamento e conduta profissional.

e) Objetividade.

Comentários:

O Código de Ética Profissional do Contador (Resolução no 803/1996), assim

como a NBC PA 01, que trata do controle de qualidade para firmas de audito-

ria, estabelece como princípios fundamentais de ética profissional: integridade; objetividade; competência profissional e devido zelo; confidencialidade e comportamento profissional. Dessa forma, para responder esta questão, bastava ficar atento para a letra “a”, que não corresponde a um desses princípios fundamentais da ética profissional. A Esaf tentou confundir o candidato, trocando “integridade”

por “independência técnica”.

Resposta: A

Capítulo 1: Princípios de contabilidade. Noções gerais sobre auditoria: CAMPUS

7

conceitos, ética profissional, sigilo, responsabilidade legal, objetivo,

supervisão, controle de qualidade e revisão pelos pares

5.

(FGV / Senado Federal / 2008) O texto abaixo apresenta um dos deveres do contabilista de acordo com o código de ética profissional. Exercer a profissão com _________, observada a legislação vigente e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna acima.

a) moderação – idealismo – zelo

b) zelo – diligência – honestidade

c) racionalidade – diligência – idealismo

d) moderação – zelo – honestidade

e) racionalidade – zelo – moderação

Comentários:

A Resolução no 803/1996, que aprovou o Código de Ética Profissional do Contador, estabelece, em seu art. 2o, que o Profissional da Contabilidade deve “exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, (...)” (grifos nossos). Trata-se, dessa forma, de uma questão literal. Além disso, o auditor / contador não pode exercer sua profissão com moderação nem ser idealista, o que elimina a possibilidade de que qualquer uma das outras quatros respostas pudessem estar corretas.

Resposta: B

6.

(Cesgranrio / Petrobras / 2011) O processo de auditoria interna em uma empresa privada requer do auditor uma série de características relacionadas à conduta ética do profissional, principalmente por conta da convivência constante com os auditados. Em relação a essa conduta, considere os deveres a seguir.

I.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com