TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rh - Analista De Recursos

Artigo: Rh - Analista De Recursos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  1.964 Palavras (8 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 8

Nosso trabalho tem o objetivo de elaborar uma reestruturação do RH de uma empresa.

Hoje em dia já é mais do que reconhecido que o capital humano é o que faz o diferencial de uma empresa.

Uma empresa que consegue estimular seus colaboradores a darem o seu melhor , com certeza terão um ótimo retorno no mercado. Pois antigamente bastava você ter os melhores equipamentos, os maiores recursos financeiros e já era uma receita de sucesso, e hoje em dia não, com a rapidez da tecnologia você compra um equipamento de ponta hoje, e amanhã seu concorrente já pode comprar um melhor do que você comprou.

Por isso hoje em dia as pessoas estão fazendo a diferença nas empresas, por esse motivo precisamos estar sempre incentivando os colaboradores para termos o melhor capital humano.

A importância desta mão de obra, de hoje em dia, foi afirmada por Chiavenato (2004, p. 5),de que “as organizações funcionam por meio das pessoas, que delas fazem parte e que decidem e agem em seu nome”.

Para criarmos esta reestruturação no RH, primeiro fizemos uma avaliação dos recursos atuais para verificar quais as necessidades futuras da empresa em cada área, onde conversamos com cada líder das áreas, identificando suas maiores dificuldades, onde criamos nosso plano de reestruturação a seguir.

CONTEÚDO DO RELATÓRIO PARCIAL

A empresa que trabalhamos TKK ENGENHARIA, já é uma empresa com uma estrutura bem sólida em RH, nós sugerimos algumas propostas para aprimorar as técnicas que já são utilizadas.

1 – Proposta de Aprimoramento – RECRUTAMENTO

1.1-Criar um recrutamento misto, oferecendo oportunidade ao funcionário interno mas também dando oportunidades a candidatos externos que ajudariam a dar uma energia nova na empresa.

1.2-Para cargos de nível superior como para a área de investimentos é necessário que seja solicitado sempre uma experiência comprovada na área , pois com nosso cenário agressivo de competitividade nesta área precisamos de alguém que já tenha conhecimento no setor para agregar aos que já fazem parte do quadro e trazer novas ideias.

2 – Proposta de Aprimoramento – SELEÇÃO

2.1-Para iniciar a seleção interna, o Rh deverá verificar junto com o gestor da área onde existe a vaga, quais características da vaga em questão para poder definir quais requisitos deverão ter os candidatos:

- Execução da tarefa em si com pouco contato com outras pessoas:

2.2-Requisitos: Atenção concentrada, aptidão numérica, verbal e espacial, raciocínio indutivo e dedutivo.

- Interdependência com outras tarefas:

2.3-Requisitos: Atenção abrangente e dispersa, visão sistêmica, facilidade de coordenação, resistência a frustração, Iniciativa própria.

- Interdependência com outras pessoas:

2.4-Requisitos: Facilidade com relacionamento interpessoal, colaboração, quociente emocional, liderança de pessoal, facilidade de comunicação.

2.5-Após está análise será possível adequar a pessoa ao cargo, gerando rapidez no ajustamento e facilidade na integração do novo empregado a suas novas funções, aumentando sua permanência na empresa, reduzindo a rotatividade, atingindo maior rendimento e produtividade ocasionando menores níveis de investimento e esforços em treinamento devido a facilidade de aprender as tarefas do cargo e melhorando o nível de relacionamento.

2.6-Após a avaliação do perfil desejado, deverá ser analisado na entrevista que deverá ser feita com o Rh, junto com o gestor da área onde a vaga será preenchida, as competência, vocações do candidato que poderá ser complementadas com testes, grafologia ou dinâmica de grupo, deixando a entrevista final com o diretor após selecionarem o candidato, evitando posicionamento discriminatório e anotando suas impressões imediatamente após a entrevista para não passar nada despercebido.

2.7-Para finalizar o processo deverá ser feito além do exame de saúde do candidato, ima investigação social afim de podermos ter a garantia de estar contratando uma pessoa idônea.

3 – Proposta de Aprimoramento – ESTRUTURA DE CARGOS

3.1-Na estrutura de cargos, em relação aos requisitos básicos do cargo, para os níveis em que existe a necessidade de graduação, deverá ser exigida graduação na área em que o profissional desenvolverá suas atribuições, podendo continuar de forma mais segura a forma "desejável" para a experiência de 2 anos conforme o cargo apresentado.

3.2-Para a estrutura de cargo apresentada (Analista = área financeira), deverá ser delineada em uma das suas atribuições dar feedback as seus colaboradores diretos e indiretos interno, afim de melhorar os seus processos em menores tempos.

3.3-Apesar de demonstrar um modelo contingencial, deverá aplicar de forma concisa as 5 dimensões para gerar a satisfação intrínseco ao cargo, sendo: a variedade de cargos tornando um funcionário multifuncional podendo executar várias atividades diferentes e inovadores não prendendo a capacidade do profissional por 12 meses fazendo ele se tornar mais responsáveis para a obtenção dos objetivos da organização; possibilitar autonomia para planejar e programar a execução de seu trabalho sendo mais participativo nas ações de melhoria da empresa não ficando preso a autorização de um chefe que deveria ser um coach; ter conhecimento amplo da sua tarefa e suas interdependências e como mencionado anteriormente ter feedbacks contínuos com maior clareza em menores espaços de tempo para ter interação de todos afim de obter correções mais rápidas em todos os processos.

3.4-A sua progressão funcional para uma promoção deverá ser mais curta, sendo três níveis de salário para cada nível de cargo, tornando mais interessante para o funcionário buscar uma progressão funcional.

3.5-O fato mais importante que deverá ser revisto é o tempo necessário para uma progressão de cargo, passando de doze meses para três meses, pois como salientado anteriormente não se deve "engessar" as competências de um profissional pois poderá fazê-lo se sentir desmotivado e ele querer ir para uma empresa que respeite sua capacitação. Deve-se permitir ao funcionário ter uma maior flexibilidade de suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com