TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTILO DE VIDA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Pesquisas Acadêmicas: ESTILO DE VIDA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  3.261 Visualizações

Página 1 de 5

1) As diferentes concepções de saúde, doença, etiologia, tratamento e cura dos profissionais da saúde, pacientes e família:

Resposta Correta: e.

Podem ser um fato de influência na não adesão a um tratamento.

2) No processo de evolução, a humanidade acumulou saberes que foram sistematizados como conhecimentos. A Filosofia nos auxilia nas funções teóricas e práticas a chegar a uma concepção do universo por meio da auto-reflexão. O senso comum contribui para que a ciência progrida. A partir de problemas do cotidiano das pessoas, surge a necessidade de pesquisar, de aprofundar interpretações dos achados e propor soluções para superar as dificuldades enfrentadas pela população. A ciência existe para esclarecer aspectos problemáticos do senso comum, fornecer respaldo aos questionamentos e fundamentar cada conhecimento produzido em resposta às demandas. Sobre o senso comum NÃO podemos afirmar que:

Resposta Correta: c.

É um conjunto de saberes que, por sua natureza informal, deve ser totalmente abandonado e devemos nos nortear apenas pelos saberes cientificamente comprovados.

3) Copiar de

Estudo realizado com mulheres obesas brasileiras aponta como as principais causas da obesidade o alto consumo de gordura na dieta e sedentarismo. O trabalho traz indícios de que retirar o carboidrato da dieta não vai promover de forma eficiente o emagrecimento, mas muitas vezes pode ter efeito contrário, resultando em maior ingestão de gordura e proteína. Além disso, ele mostra que a alimentação deste grupo se assemelha muito com o padrão de ingestão da população obesa americana. Evidências sugerem que a prevalência do sobrepeso e da obesidade tem aumentado em taxas alarmantes, tanto nos países desenvolvidos, como nos países em desenvolvimento. Cerca de dois terços da população adulta americana, por exemplo, demonstra sobrepeso, ou já obesidade. No caso do Brasil, as mudanças demográficas, socioeconômicas e epidemiológicas ao longo do tempo permitiram que ocorresse a denominada transição nos padrões nutricionais, com a diminuição progressiva da desnutrição e o aumento da obesidade. As consequências da obesidade para a saúde são muitas e variam do risco aumentado de morte prematura a severas doenças não letais, conhecidas como comorbidade associadas à obesidade, além de problemas de natureza estética e psicológica.

Com relação a esse estudo, observem as seguintes afirmações:

I- É um estudo equivocado, uma vez que não podemos atribuir a fenômenos econômicos eventos de natureza orgânica. A obesidade está associada a mecanismos genéticos, a hereditariedade, a distúrbios metabólicos e hormonais.

II- É um estudo equivocado por classificar como comorbidade situações subjetivas como a preocupação estética e o sofrimento psíquico.

III- É um estudo que associa as mudanças de hábitos alimentares a uma rede de fenômenos de natureza cultural, econômica, social.

Podemos considerar que:

Resposta Correta: c.

As afirmações I e II estão incorretas.

4) Pensando na construção de modelos corporais nas diferentes sociedades, é possível perceber que eles vão se instalando desde o início da vida de todos nós. Desde a infância, inúmeros estímulos, reforçam positivamente ou negativamente a ideia de corpo ideal.

Resposta Correta: b.

Os cuidados dedicados ao corpo são comportamentos naturais, que surgem instintivamente e de maneira homogênea em qualquer sociedade.

5) Esses gráficos mostram que a vida na metrópole revela novas formas de socialização e interação social. A explosão demográfica nos grandes centros, resultante de mudanças sócio-econômicas, de progressos na área da saúde, aconteceu em curtos períodos de tempo. As correntes migratórias e os diversos deslocamentos da população alteraram a relação tradicional entre cidade e campo. Nesse panorama, é VERDADEIRO afirmar que:

Resposta Correta: a.

A divisão social do trabalho, com novas regras e características do capitalismo comprometeu ou deteriorou modos de vida tradicionais, alterando profundamente tanto as estruturas sociais como o ambiente natural.

estela_a

Mensagens: 11

Registrado em: Qua Mar 27, 2013 1:51 am

Voltar ao topo

Re: ESTILO DE VIDA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE - UNIDADE 2

por estela_a » Seg Set 23, 2013 7:44 pm

1) As dinâmicas relacionais, as recomendações e as prescrições cotidianas no final do Século XX e no começo do SéculoXXI tem ocupado grandemente os espaços midiáticos, as prescrições dos profissionais de saúde e os espaços pedagógicos. Essas dinâmicas estão expressas em diferentes ações, nos multiplos valores e estão pautadas pela lógica disciplinar através do autocuidado e do auto controle. São eventos relacionados ao auto controle, os seguintes comportamentos, EXCETO:

Resposta Correta: e.

Valorização das artes como forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com