TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I SERVIÇO SOCIAL

Dissertações: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/7/2014  •  2.969 Palavras (12 Páginas)  •  1.598 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

Esse trabalho tem como tema CAPS:Uma Assistência Social na Saúde Mental, representado pelo órgão público Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a Política Nacional de Saúde Mental, baseada na lei 10.216/02, procura firmar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. O objetivo é garantir a livre passagem das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, comunidade e cidade, oferecendo assim zelo com os recursos que o corpo social oferece ao público que necessita de cuidados especiais.

A Unidade Concedente do Estágio Supervisionado I, será o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I de Jaguaquara-Bahia, Hermínio Marcelino dos Santos – “Lexeu”),que em seu corpo docente fez o papel de Supervisor de Campo a Assistente Social - Milena Oliveira de Novaes Xavier (CRESS 11202, 5ª Região), e a Supervisora Acadêmica a Assistente Social – Luciana Lacrose Mato Grosso (CRESS 6896, 5ª Região).

Palavras-chave:Centro de Atenção Psicossocial(CAPS); Saúde Mental; Assistência Social.

INTRODUÇÃO

O relatório a seguir é um relato pessoal que apresenta a vivência de forma observatório da estagiária Ludymilla Moreira Ribeiro, que se encontra no Curso de Serviço Social, no 5º semestre do Centro Universitário UNISEB, cujo Pólo de ensino superior, está localizado na cidade de Jequié-Bahia.

O Estágio Supervisionado I foi realizado no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I – Hermínio Marcelino dos Santos “Lexeu”, um órgão público, agregado a Prefeitura Municipal de Jaguaquara – Bahia.

O objetivo é observar à caracterização e organização da empresa, que é a Unidade Concedente de Estágio, descrevendo sua fundação, história e serviços prestados a comunidade;descrever as atividades desenvolvidas pelo Assistente Social que foram observadas nos dias do estágio supervisionado em campo. E adquirir conhecimento da profissão

O Trabalho estará dividido em capítulos, apresentando identificação do campo de estágio, informações da carga horária realizada no Estágio Supervisionado I, um breve histórico sobre uma nova política de saúde mental que desvia aos poucos recursos da assistência psiquiátrica, substituindo por serviços de base comunitária, a história e fundação do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I – Hermínio Marcelino dos Santos “Lexeu”, descrever a população usuária do Serviço Social e as atividades da Assistente Social no CAPS I .

É importante frisar que toda informação é de caráter de observação, imputado pelo estágio curricular obrigatório supervisionado I, cuja carga horária para conclusão da primeira fase do estágio é de 150 horas, divididas da seguinte forma: 142 horas na unidade concedente de estágio, supervisionado pela supervisora de campo a Assistente Social - Milena Oliveira de Novaes Xavier (CRESS 11202, 5ª Região), 10 horas supervisionado pela supervisora acadêmica a Assistente Social – Luciana Lacrose Mato Grosso (CRESS 6896, 5ª Região) e 10 horas direcionado para realização do relatório parcial relatando as atividades realizadas.

IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Identificação da Empresa

Nome: Prefeitura Municipal de Jaguaquara – Bahia.

Endereço: Praça JJ Seabra, número: 172.

Bairro: centro.

Cidade: Jaguaquara – Bahia.

Cep: 45345-000.

Telefone: (73) 3534-9550.

Identificação do Setor onde foi realizado o Estágio

Nome: Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I -Hermínio Marcelino dos Santos “Lexeu”.

Endereço: Avenida Aloísio Medrado, s/n

Bairro: Loteamento Muritiba.

Cidade: Jaguaquara – Bahia.

CEP: 45345-000.

Telefone: (73) 3534-1128.

INFORMAÇÃO DA CARGA HORÁRIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Total da Carga Horária de Estágio Supervisionado I = 152 Horas.

Estágio Supervisionado pelo Supervisor de Campo

Data de início: 09 de dezembro de 2013.

Data de término: 04 de fevereiro de 2014.

Duração em horas: 132 horas, realizadas em 24 dias de estágio em campo.

2.3 Estágio Supervisionado pelo Supervisor Acadêmico

Data de início: 08 de janeiro de 2014.

Data do término: 03 de fevereiro de 2014.

Duração em horas: 10 horas, realizadas em 04 dias.

2.4 Elaboração do relatório parcial relatando as atividades realizadas nessa fase de estágio I

Data de início: 22 de janeiro de 2014.

Data de término: 11 de fevereiro de 2014.

Duração em horas: 10 horas, realizadas em 06 dias.

DESENVOLVIMENTO

CAPÍTULO I

BREVE HISTÓRICO

1.1 Política Nacional de Saúde Mental

A internação de pessoas portadora de transtornos mentais no Brasil restaura à metade do Século XIX. Os portadores de transtornos mentais eram motivos de internação em hospitais psiquiátricos especializados. A proposta desse atendimento hospitalar concentrou-se nos centros de maior desenvolvimento econômico do país e deixou muitas regiões privadas de recursos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com