TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETAPAS DA PREPARAÇÃO DO PROJETO

Projeto de pesquisa: ETAPAS DA PREPARAÇÃO DO PROJETO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Projeto é uma ideia que faz parte da essência do ser humano consciente de sua condição de incompletude, em busca de incessante transformação para atingir algo desejável e encontrar respostas ás suas questões. Vários pensadores dedicaram-se a aprofundar o conceito de projeto como características inerentes ao ser humano, que o distingue dos demais seres vivos.

Na constituição de um projeto, o fundamental é ter coragem de romper com as limitações do cotidiano, muitas delas auto-impostas. Para trabalhar com projetos, é importante compreender como, porque e quando integrar o projeto na pratica e potencializar novas formas de fazer pesquisas , de se comunicar e de representar as ideias e conhecimentos .

Etapa 1

ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO

• O projeto deve ser escrito de maneira clara e objetiva para que qualquer pessoa possa entender o que você pretende fazer.

• É importante ler várias vezes o texto para verificar se o que você está querendo dizer está realmente escrito no projeto. Muitas vezes, entendemos as ideias do nosso próprioprojeto porque sabemos o que vamos fazer, mas elas podem não estar escritas de forma clara o suficiente para que outras pessoas entendam.

ITENS DO PROJETO:

1‐ TÍTULO

Deve ser o mais simples possível, claro, objetivo e apresentar resumidamente o trabalho.

2‐ AUTOR(ES)/A(S)

3‐ RESUMO

Apresente os seguintes itens separados: objetivos, procedimentos metodológicos, público participante e temas que serão trabalhados, de maneira resumida, em no máximo ½ página.

4‐ INTRODUÇÃO

Deve apresentar na introdução o contexto do projeto, procurando responder a seguinte pergunta: quais preocupações e princípios orientam o seu projeto?

5‐ JUSTIFICATIVA (POR QUÊ?)

Para elaborar a justificativa, énecessário responder a seguinte pergunta: POR QUE você acha importante fazer um trabalho no lugar escolhido, com o público escolhido e sobre os temas escolhidos?

6‐ OBJETIVOS: (O QUÊ?)

Nos objetivos, deve-se escrever sobre O QUE pretende alcançar com o trabalho, organizando isso em objetivos gerais e objetivos específicos.

‐ OBJETIVOS GERAIS – São os objetivos mais amplos do projeto, ou seja, o resultado máximo que deve ser alcançado. Costuma ser escrito em uma frase mais geral, que engloba o conjunto dos objetivos específicos.

‐ OBJETIVOS ESPECÍFICOS – Um conjunto de metas para alcançar o objetivo geral. Escrever-se cada objetivo específico com a maior clareza possível, pois isso facilita a escolha de um ou mais métodos para executá‐lo, além de facilitar a avaliação no final do projeto.

7‐ PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (COMO?)

Nesse item deve dizer qual o local e o público participante do seu projeto e quais os procedimentos didáticos que serão desenvolvidos, quais os conteúdos que serão trabalhados e quais os recursos que serão utilizados para atingir seus objetivos.

8‐ CRONOGRAMA (QUANDO?)

Especificar QUANDO irá realizar cada ação que descreveu nos procedimentos metodológicos.

9‐ AVALIAÇÃO/ ANÁLISE DE DADOS

Indicar os instrumentos utilizados para avaliar o projeto e como pretende analisar os dados que coletou.

10‐ REFERÊNCIAS BILIOGRÁFICAS

Quando o projeto é elaborado, sempre consultamos materiais escritos por outras pessoas. Essas fontes devem ser referidas no projeto e você pode indicar essas fontes no próprio texto do projeto. Normalmente, isso é feito indicando o sobrenome do/a autor/a e o ano da publicação da obra. No item referências bibliográficas, as obras citadas ao longo do texto devem estar em uma lista, em ordem alfabética segundo os sobrenomes dos autores.

Os projetos que visam a intervenção social, é uma técnica utilizada por organizações e serve para provocar mudanças num dado ambiente organizacional. A técnica de intervenção, compreende as opiniões e as forças que estão atuando no grupo e identificar aquelas que são impulsoras e restritivas ao desenvolvimento do grupo, pois , a partir daí, trabalhar o grupo para intervir e para ressaltar as forças impulsoras e miminizar as forças restritivas, por meio de dinâmicas de grupo , confraternização e outras técnicas. A importância fundamental é promover a mudança no comportamento de grupos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com