TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição e finalidade das etapas do projeto educacional

Relatório de pesquisa: Descrição e finalidade das etapas do projeto educacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.579 Palavras (15 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução

A pedagogia de projetos permite aos alunos terem novos conhecimentos, autonomia e responsabilidade, não só no espaço escolar, bem como no contexto em que eles estão inseridos, as experiências vividas possibilitam aprender a pensar mais criticamente a respeito das informações que são beneficentes para o seu desenvolvimento, tanto intelectual, como cultural sobre o seu aprendizado que é construído para atuarmos na sociedade.

A relação entre pares deve ser maximizada, a fim de proporcionar a análise de pontos de vista diferentes. É assim que o aluno aumenta a capacidade de pensar em nível cada vez mais complexo, porque é incentivado a refletir para comprovar ou argumentar em defesa de suas ideias. E quando o aluno tem que pensar ativamente para produzir um resultado, aprende também o prazer de ser pensante.

O educador, através do seu potencial, suas possibilidades e limitações deve desenvolver o seu lado técnico e afetivo. O conhecimento é construído pelo aluno e o contrato didático que o educador estabelece com a classe é de fundamental importância. O respeito e o afeto ao aluno serão elementos indispensáveis à ação educativa e às intervenções que favorecem a aprendizagem.

Por isso é estabelecidos, métodos mais dinâmicos e acessíveis aos alunos para melhor aprendizado e desenvolvimento cultural e social. Visando a interação do aluno em classe, estabelecendo momentos únicos de aprendizagem, e que as duvidas são sempre importantes para seu crescimento, agindo em grupo, entre alunos e professores.

Descrição e finalidade das etapas de um projeto educativo

1. Definição do tema

A escolha do tema que será o fio condutor do projeto, o tema escolhido pelo professor, tendo em vista os objetivos didáticos e os conteúdos a serem trabalhados. Isso não impede que os alunos tenham participação ativa, pois precisam estar interessados em desenvolver o projeto proposto e devem colaborar no planejamento e decisões subsequentes.

2. Justificativa

Nesta etapa deve-se refletir o “porquê” da realização da pesquisa procurando identificar as razões da preferência pelo tema escolhido e sua importância em relação a outros temas. Pergunte a você mesmo: o tema é relevante e, se é, por quê? Quais os pontos positivos que você percebe na abordagem proposta? Que vantagens e benefícios você pressupõe que sua pesquisa irá proporcionar? A justificativa deve convencer quem for ler o projeto, com relação à importância e à relevância da pesquisa proposta.

3. Objetivos gerais

Na escolha do tema já se deve procurar definir os objetivos;

• O que a escola pretende alcançar com o projeto?

• O que o projeto deve mudar na escola em termos de forma de trabalho, modalidades de aprendizagem e envolvimento dos alunos?

• Quais competências serão desenvolvidas pelos alunos com a participação nas várias fases do projeto?

• Que impacto o projeto terá sobre ambiente extremo à escola?

4. Objetivos específicos

Os objetivos específicos do projeto são objetivos mais precisos e detalhados, que, mantendo a coerência com os objetivos gerais vão ser eventualmente perseguidos por meio de atividades especificas. Uma maneira útil de pensar os objetivos específicos é considera-los como solução a ser buscada para os problemas razoavelmente bem delimitados. Em um projeto cujo tema é Meio ambiente, um dos objetivos específicos pode ser, por exemplo, tornar mais agradável, limpo, saudável e bonito o ambiente da própria escola.

5. Metodologia

Definição de como cada professor irá trabalhar o tema em sua disciplina. No caso de um projeto interdisciplinar, é conveniente que essa decisão seja compartilhada pela equipe de professores e que alguns combinados fiquem estabelecidos para que haja integração e harmonia de atitudes. Especificação das principais atividades a serem realizadas, tais como entrevistas, visitas a museus, desenhos de observação, leitura de textos e imagens.

6. Cronograma

Definição de datas de leitura do livro paradidático, o trabalho de campo, pesquisas, provas ou outros métodos de avaliação. É conveniente que os alunos aprendam a elaborar um cronograma com objetivos parciais a serem atingidos e que conduzam ao objetivo final.

7. Recursos

Levantamento dos recursos materiais requeridos para levar a frente o projeto, em especial, os fundos necessários. Qual será o custo do projeto para a escola? Relação dos equipamentos, instalações, veículos e etc.

Levantamento dos recursos humanos necessários, como por exemplo, um analista, um redator etc. Aqui entram palestrantes, guias para trabalhos de campo e outros. Deve-se mencionar também se as pessoas solicitadas são por tempo integral ou parcial, assim como os serviços de apoio administrativo, técnico, legal, financeiro etc. É importante que se registre com clareza o nome do(s) responsável(s) pelo projeto.

8. Desenvolvimento

Partindo de situações concretas e contextualizadas que interessem aos alunos, há que se discutir e planejar as estratégias, bem como discutir tarefas e responsabilidades. Esta é a etapa da formação dos grupos, realização dos trabalhos de campo, reunião e discussão do formato das apresentações. É o mesmo em que realmente se aprende por meio do levantamento de dúvidas, da busca e seleção das informações, do fazer, do convívio e das trocas, das negociações e tomadas de decisão. É fundamental que o professor compartilhe com as crianças, de uma aprendizagem com sentido. Os alunos devem ter em um certo período de tempo e desenvolver o planejado, controlando as variáveis do processo até a execução da meta proposta. É importante que haja um registro do projeto, quer por meio de fotos, filmagens ou registros escritos.

9. Avaliação

O ideal é aproveitar a própria situação para se proceder à avaliação. É importante que a avaliação se dê no inicio, durante o desenvolvimento dos trabalhos e no final do projeto, podendo também ser realizada individualmente para que o aluno tenha um retorno de sua evolução durante o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com