TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EUTANÁSIA, DIREITOS HUMANOS, E SELEÇÃO NATURAL: QUAL O LIMITE DA ÉTICA

Trabalho Escolar: EUTANÁSIA, DIREITOS HUMANOS, E SELEÇÃO NATURAL: QUAL O LIMITE DA ÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  4.556 Palavras (19 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 19

A prática da eutanásia tem origem remota, com relatos de casos originários na antiguidade, no entanto ganhou mais força no nazismo onde foi praticado deliberadamente, esse método ainda que não tenha a mesma intensidade que teve no nazismo, continua presente em nossa sociedade atualmente, causando polêmica em todo o mundo, tanto no âmbito jurídico, como no religioso, social, e médico. Tendo em vista a gravidade dessas praticas, relatar-se-á alguns fatos históricos sobre o tema, bem como, o seu impacto nos dias atuais. Assim o presente trabalho visa abordar essa problemática com olhar sobre os direitos humanos e a ética. Pautando-se no método dedutivo. Isso com o escopo de fomentar a discussão com dados importantes de modo a esclarecer algumas dúvidas que norteiam o tema e evitar que a discussão seja nivelada por baixo. Para o desenvolvimento do trabalho, parte-se de uma base teórica e pesquisa bibliográfica. O trabalho busca trazer um contexto histórico sobre eutanásia, e qual seria a sua situação no Brasil hoje.

Palavras-chave: Eutanásia – História Humana – Vida.

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo tratar um assunto polêmico, que é a eutanásia, propulsor de diversos debates, que dividem opiniões entre o moral e imoral, e atualmente gerando conflitos com os direitos humanos, assunto que não só fica restrito a vida e morte, mas sim de uma questão da dignidade humana.

No sentido pelo qual descore tamanha discussão, trarei no presente trabalho uma simplificação da eutanásia, para que possa esclarecer e divulgar um assunto tão inerente que é a eutanásia para a sociedade, afim que as pessoas possam criar opiniões de valor diante do assunto.

Inicialmente trarei o conceito sobre a termologia eutanásia, logo em seguida expondo algumas formas de eutanásia mais difundida nas doutrinas, sendo a eutanásia voluntária e involuntária, eutanásia passiva e ativa juntamente com a eutanásia eugênica, lembrando que é comum encontrar diversas outras classificações, no entanto afim de não se prolongar estarei comentando apenas as cinco citadas anteriormente.

Tendo em vista a importância do fator histórico da eutanásia, no qual espanarei sobre sua origem e suas formas em que ocorrem em diversas sociedades no decorrer do tempo. Como o primeiro caso de eutanásia registrado em nossa história, e sociedades primitivas que se utilizavam dessa técnica em membros de sua comunidade. E atrocidades marcantes na história como “Aktion T4”, que fez a humanidade ver o lado mais negro da eutanásia.

Devido à repercussão que causa em nossa sociedade atualmente estarei divulgando, a opinião tanto da jurisdição brasileira como de algumas religiões como o budismo, judaísmo, islamismo e cristianismo, juntamente com a visão da medicina, se suma importância nesse caso, já que cuidaria dos procedimentos para tal prática.

Devido à amplitude do tema o devido trabalho não trará o assunto de forma minuciosa, porém estarei retratando algumas de suas principais características, para melhor entendimento sobre tal assunto. Não tendo por objetivo criar opinião sobre o assunto, mas sim esclarecer uma prática de suma importância.

Vale ressaltar que o trabalho busca esclarecer o que seja eutanásia, o que já é de grande importância devida à magnitude que o respectivo tema tem diante de nós, onde poderemos refletir se vale apena mesmo a eutanásia, ou é mais uma forma da sociedade se autodestruir.

Para desenvolvimento do trabalho foi utilizado como metodologia à pesquisa bibliográfica de cunho exploratório, através de coleta de dados em livros, sites, reportagens referente ao assunto, utilizando-se do método histórico e do dedutivo, com âmbito de melhor compreensão do assunto.

Pela necessidade de melhor esclarecimento do assunto, o respectivo trabalho busca mostrar situações onde a dignidade da pessoa humana, é contestada, independente da escolha tomada, onde razão e sentimento entram em conflito.

1- Conceito de eutanásia:

Para compreender um assunto tão polêmico devemos conhecer a origem da palavra eutanásia que deriva do grego eu (bom) e thanatos (morte), significando a boa morte, morte calma, morte doce, indolor e tranqüila.

No conceito atual, a eutanásia vem sendo caracterizada como morte misericordiosa ou piedosa, concedida a enfermidade incurável ou muito penosa, a fim de suprir a agonia decorrente desta enfermidade. Inspirada na piedade ou compaixão pelo doente. Não propondo puramente em causar a morte. (santos, 1922, p. 209).

Juridicamente eutanásia significa o direito morrer e de matar, que justifique a morte, a fim de terminar um sofrimento irreversível, ou por eugenia, ou por medida de seleção.

Foi classificada em diversas formas: quanto ao tipo da ação, eutanásia ativa e eutanásia passiva ou indireta; e quanto ao consentimento do paciente, eutanásia voluntária e eutanásia involuntária.

Alguns países que permite eutanásia, não chegam a aderirem todas forma de eutanásia, como o caso da Holanda que permite legalmente o uso da eutanásia ativa. No entanto à maioria dos países não permitem nem um tipo de eutanásia como no caso do Brasil onde é considerado como homicídio.

2- Classificação da eutanásia

Com o passar do tempo a eutanásia recebeu varias classificações de acordo com o meio utilizado no decorrer do tempo, mas sempre tendo em conta o valor da vida humana. Assim destacarei algumas destas formas de eutanásia, para melhor compreensão sobre um assunto decorrente de diversos debates, vejamos:

Eutanásia voluntária ocorre no momento em que um terceiro atendendo a vontade do paciente ajuda o mesmo a colocara fim em sua vida. Mesmo o paciente não podendo expressar sua vontade pode ocorrer à eutanásia voluntária. Caso sofra uma doença incurável que cause muita dor e sofrimento ou um acidente que impossibilite toda a capacidade racional, impossibilitando em decidir entre a vida e a morte, pode se utilizar da eutanásia voluntária, caso a pessoa tenha expressado o desejo de morrer se encontrasse em uma situação como essa. No entanto esse método dever ser realizado por um médico capacitado.

Eutanásia involuntária ocorre quando o paciente poderia ter concedido a própria morte ou não, no entanto não vez, seja porque não o perguntaram ou porque perguntaram, mas ele não de seu consentimento, querendo continuar vivo. Embora não sejam comuns os casos de eutanásia involuntária, a quem aceitam alguns métodos médicos, em que são ingeridos no paciente cada vez mais doses de medicamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com