TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVA - Economic Value Added

Dissertações: EVA - Economic Value Added. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  5.219 Palavras (21 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 21

Análise de rentabilidade do investimento em empresa prestadora de serviços: estudo de caso utilizando o E. V. A. (Economic Value Added)

Aline A. Garcia Custódio *

Rodney Wernke *

Antonio C. Bornia **

Brasil

alineagc@tro.matrix.com.br

rodneyw@unisul.br

Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL *

Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC **

Palavras-chave: Estudo de Caso, EVA, Análise de Investimentos,

Prestadora de Serviços

Tópico do trabalho: Custos em empresas de serviços

Recursos audiovisuais: Projetor Multimídia (Power Point)

Análise de rentabilidade do investimento em empresa

prestadora de serviços: estudo de caso utilizando o E. V. A. (Economic Value Added)

Palavras-chave: Estudo de Caso, EVA, Análise de Investimentos,

Prestadora de Serviços

Tópico do trabalho: Custos em empresas de serviços

Resumo: Após caracterizar os principais aspectos relacionados ao conceito de E. V. A. (Economic Value Added), o artigo apresenta um estudo de caso em que foi demonstrada a aplicabilidade prática do E. V. A. em empresa prestadora de serviços de pequeno porte. São evidenciados os detalhes das etapas necessárias para implementação, como a coleta dos dados e respectivas fontes, os cálculos pertinentes e são comentados os resultados encontrados e as vantagens e limitações da metodologia empregada.

1 - CONSIDERAÇÕES INICIAIS

As constantes modificações do ambiente de mercado atual, ocasionadas principalmente pela acirrada competição a que estão submetidas as empresas, exige que os administradores detenham informações de cunho gerencial em quantidade e qualidade suficientes para fundamentar suas decisões cotidianas de forma escorreita.

Isto porque, independentemente do porte da organização, cada vez mais a gestão das empresas tende a necessitar de informes tecnicamente consistentes, até como forma de ter condições mínimas de competitividade. E para que os gestores possam desempenhar suas funções com o nível adequado às exigências impostas pelo mercado, a coleta e análise de informações dos ambientes internos e externos se torna imprescindível.

Nesta direção, a elaboração de um pertinente sistema de informações gerenciais torna-se uma obrigação para as empresas, seja qual for o segmento em que estejam inseridas. Normalmente tal sistema contribui com relatórios onde o administrador vai examinar os informes fornecidos e analisar as alternativas para os cenários que são apresentados. A ênfase de tais informações pode recair sobre aspectos externos (participação mercadológica, análise das estratégias dos concorrentes etc) ou, como é mais comum, visar aspectos gerenciais internos (satisfação do quadro de funcionários, volume de recursos gastos por setor, custos de produção, orçamentos, fluxo de caixa etc).

Entretanto, nem sempre os fatores relacionados com a rentabilidade do negócio são enfocados pelos controles gerenciais, notadamente nas empresas de pequeno porte ou familiares. Este problema se agrava, de forma especial, quando a empresa é uma prestadora de serviços e necessita empregar alto volume de recursos em ativos fixos utilizados para locação, como é o caso da entidade enfocada neste artigo.

Para minimizar tal dificuldade pode ser utilizado o conceito de EVA (Economic Value Added), como forma de verificar a rentabilidade do capital investido. Para evidenciar essa possibilidade, neste artigo relata-se estudo de caso efetuado em empresa de pequeno porte que atua na locação de equipamentos. Após mencionar os principais aspectos relacionados ao tema, exemplifica-se a aplicação prática do conceito EVA e comentam-se as etapas que foram seguidas para tanto.

2 - EVA (ECONOMIC VALUE ADDED)

O EVA é um indicador do valor econômico agregado que possibilita a executivos, acionistas e investidores uma nítida visão acerca da rentabilidade do capital empregado na empresa. Ou seja, mostra se este foi bem ou mal investido em termos de geração de riquezas para o empreendimento.

O poder do conceito de “Valor Econômico Adicionado” origina-se da idéia de que o gestor pode não conhecer se uma operação está realmente criando valor, levando-se em conta o custo de oportunidade de todo o capital utilizado. Na maioria das operações internas das companhias, não se tem idéia de qual ou de quanto é o valor agregado pelas mesmas.

Assaf Neto et al (2002, p. 61) comentam que EVA é uma marca registrada nos EUA, no Brasil e em outros países, de propriedade da empresa de consultoria Stern Stewart & Co., sendo empregado como um sistema amplo de gestão de empresas baseada no conceito de valor econômico agregado.

Esses autores listam quatro abordagens distintas para o EVA:

a) EVA – formulação contábil do lucro líquido: a determinação do EVA acontece com a dedução do valor pago para remunerar os recursos captados dos acionistas, também conhecido como capital próprio. Por esta abordagem considera-se que os juros pagos na captação de recursos alheios (capital de terceiros) já foram abatidos das receitas como despesas financeiras, originando o lucro líquido;

b) EVA – formulação contábil do lucro operacional: nesta concepção o cálculo do EVA realizado com a subtração dos valores que remuneraram os recursos captados junto a terceiros, bem como o capital

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com