TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Trabalho Cederj

Trabalho Escolar: Educação E Trabalho Cederj. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  1.589 Visualizações

Página 1 de 4

1°Questão:

Em seu texto Pochmann aponta caminhos para o governo e população como um todo criarem condições favoráveis para que haja o bem estra e o desenvolvimento da população brasileira. Assim a inclusão passaria pelas áreas: educação, moradia, cultura e saúde.

Assim, foi possível perceber que em 1990, no Brasil uma melhora significativa na educação com reflexo sobre o índice de analfabetismo e aumento na escolaridade de pessoas com nível médio.

O avanço tecnológico nesta época colaborou com o aprimoramento das pesquisas relacionadas a saúde e também na expectativa de vida e situação do jovem.

Em contrapartida surge uma expansão do desemprego, subemprego e uma queda na renda dos mais jovens. E com isso, as camadas mais pobres começam a ser excluídas do mercado de trabalho. E assim aumenta a violência e a emigração.

Tais acontecimentos, levam a ser adotadas novas estratégias para conduzir seus jovens da escola para o mercado de trabalho. Pois, a educação atualmente deve ser encarada como permanente.

O autor Pochmann apresenta a inclusão social, através de um plano político da cidade de São Paulo, que envolve emancipação, política, redistribuição de renda, emancipação social, e econômica e o desenvolvimento local.

As políticas de inclusão social em São Paulo envolve programas sociais em três formas: redistribuição de renda, emancipação social e apoio ao desenvolvimento local. Os exemplos são: o Programa Renda Familiar Mínima, o Programa Bolsa Trabalho ,o Bolsa Trabalho Estágio, o Operação Trabalho, o Começar de Novo Emprego, a Bolsa Trabalho Emprego, a Bolsa Trabalho Cursinho.

Todavia tais programas sociais estão associados à educação e garantem momentaneamente a transferência de uma renda vinculada à elevação da escolaridade e na melhor preparação para o reingresso ao mercado de trabalho.

Assim, estes programas que existem em São Paulo, poderiam ser adotados por outros governos. Por apresentarem uma singularidade em relação a inclusão e reintegração social, contudo o cidadão não pode ser visto como o único culpado da situação atual do nosso mercado de trabalho, refém das relações capitalistas.

O que nossa sociedade precisa de fato é uma reestruturação das políticas públicas, melhor divisão de renda, e uma estrutura de qualidade nas áreas de saúde, segurança e educação. De governantes que realmente estejam dispostos a modificar a condição atual de descaso e cidadãos dispostos a lutar por qualidade de vida pelo fim da desigualdade social.

2ª Questão: A partir do texto de SEGNINI (aula 7, texto 6) apresente o que você entende por “precarização do trabalho”.

No texto de Liliana Rolfsen Petrilli Segnini, “EDUCAÇÃO E TRABALHO: Uma Relação tão Necessária Quanto Insuficiente”, entendo que ainda vivemos em um país onde há desigualdades manifestam-se em especial nos seguimentos: socioeconômico, desigualdades para com o trabalho feminino, racial entre outros.

Tudo isso, favorece a precarização e a precariedade das condições de trabalho. Este acontecimento influência na educação, pois os que dela buscam desejam também obter êxitos nas relações de trabalho. Porém, não é isso que observamos atualmente.

Desta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com