TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação. MÉDICO MÉDICO

Projeto de pesquisa: Educação. MÉDICO MÉDICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 7

O texto relata as realidades escolares de diferentes contextos sociais, econômicos e culturais a partir de diversos olhares sobre as realidades que constituem a estrutura educacional seja do ponto de vista da instituição, do aluno, do professor e da família. Propõe, ainda, demonstrar o abismo existente entre as escolas públicas e privadas e a relação do adolescente com a escola focando a desigualdade social e a banalização da violência.

Um dos trechos que mais me chamou atenção foi o depoimento sobre um aluno; em uma das cenas mostram um conselho de classe onde está sendo discutido o futuro do aluno, que fora da escola vive em área de risco e anda com pessoas de más influências. A discussão se dá em aprovar ou não o aluno, pois se reprovar poderia ocorrer a evasão escolar do aluno e se aprovar, o que realmente ele terá aprendido na escola?

A falta da participação familiar e o desinteresse dos alunos também são constantes, eles usam o ambiente escolar como lugar para seus interesses tais como: namoricos, conhecer novas pessoas, marginalização, passando a maior parte do tempo fora da sala de aula, o que é claramente prejudicial ao seu desenvolvimento.

No sistema de ensino a tecnologia assume uma função importante em termos de apoio pedagógico, onde se faz necessário uma análise, dessa nova ferramenta de ensino. Descobrindo todo o potencial técnico que a sociedade tecnológica oferece. A tecnologia educacional só funciona se for cuidadosamente planejada e controlada, para se evitar desperdícios de tempo e recursos financeiros.

Em meio a complexidade do aprender faz se necessário a busca de novas metodologias de ensino, e o advento da internet traz possibilidades que gera maneiras diferentes de se ensinar, nesse sentido é necessário reavaliar a conduta dos profissionais da educação diante de tantas ferramentas tecnológica que estão sendo inseridas no meio educacional.

Moran (2009) vem salientar que a internet é um grande apoio a educação, uma âncora indispensável à embarcação. Ele ressalta a importância da formação continuada dos professores, pois a internet traz saídas e levanta problemas, como por exemplo saber de que maneira gerenciar essa grande quantidade de informação com qualidade.

1 O NOVO ALUNO

Estamos vivendo uma série de transformações na sociedade advinda, principalmente, do avanço tecnológico, que tem reflexos na cultura, nas comunicações, na educação. A tecnologia tem transformado a realidade social e educacional e novos desafios ligados à tecnologias que surgem todos os dias no cotidiano educacional, como os novos recursos digitais, em especial os objetos de aprendizagem.

“Por outro lado, as transformações científicas e tecnológicas, que ocorrem de forma acelerada, exigem das pessoas novas aprendizagens. Nos últimos anos, tem-se observado o uso cada vez mais disseminado dos computadores e de outras tecnologias, que trazem uma grande mudança em todos os campos da atividade humana. A comunicação oral e escrita convive cada dia mais intensamente com a comunicação eletrônica, fazendo com que se possa compartilhar simultaneamente com as pessoas de diferentes locais.” (BRASIL, MEC, 2000, p.8).

Nesse novo contexto, trabalhar com objetos de aprendizagem aproxima o professor dos alunos, a partir da troca que se dá entre ambos. Essa é uma nova forma de construção do conhecimento, mais colaborativa e com maior interação do aluno. É importante se pensar em novas abordagens de ensino para se aproximar mais dessa nova geração digital. Muitas crianças hoje são reconhecidas, segundo Behar (2009), como:

“Ciberinfantes, pois nascem em contato com a tecnologia e não conseguem imaginar o mundo sem estes recursos. Eles manipulam facilmente aparelhos eletrônicos, dispensando, muitas vezes qualquer instrução. A forma como elas utilizam, os recursos tecnológicos digitais é bastante pessoal e está ligada, na maioria das vezes, a atividade de lazer. No entanto a tecnologia pode oferecer muito mais recursos às crianças e à educação.”

É interessante que esses recursos sejam explorados na educação, para Pozo (2002,p.34), é necessário que se tenha uma aprendizagem mais diversificada, em consonância com as novas tecnologias.

“A demanda de uma aprendizagem constante e diversa é consequência também do fluxo de informação constante e diverso ao qual estamos submetidos. As mudanças radicais na cultura da aprendizagem estão ligadas historicamente ao desenvolvimento de novas tecnologias na conservação e na difusão da informação.”

Segundo Behar (2009), os alunos hoje aprendem a partir de relações com outros conteúdos.

“Tais mudanças exigem do professor práticas pedagógicas inovadoras que possam dar conta destas demandas, pois, para estas crianças,os assuntos/conteúdos não se encontram isolados, e, sim, ligados a temas correlatos.”

Nesse contexto educacional o professor deve buscar novos desafios pedagógicos, estimulando a dúvida, para que se dê o confronto, estimulando o aluno a construir conhecimento a partir da interação, da cooperação entre as partes, como também aprender de forma autônoma e mais significativa.

2 O PROFESSOR MEDIADOR

As tecnologias da informação e da comunicação estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia e,consequentemente, nas salas de aula, remetendo professores e alunos a uma nova relação com o saber e com a aprendizagem. O professor, por sua vez, precisa estar aberto às inovações que estamos vivenciando. Os alunos estão nas escolas e requerem novas práticas pedagógicas, mais conectadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com