TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Nutricional

Casos: Educação Nutricional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A idade escolar, compreendida entre sete e dez anos de idade, corresponde ao período de crescimento com maiores exigências nutricionais. Essa fase precede o estirão pubertário, favorecendo o fenômeno de repleção energética como forma de guardar energia para o intenso crescimento que ocorre a seguir (Bertin e cols, 2010). Intervenções antes dos dez anos de idade reduzem a gravidade das doenças causadas pelos maus hábitos alimentares de maneira mais eficiente do que as mesmas intervenções na fase adulta (Bertins e cols, 2010).

A prevalência de sobrepeso em crianças vem aumentando em grande proporção nos últimos anos e já é considerada um problema de Saúde Pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O controle da obesidade em adultos tem se mostrado pouco eficaz, indicando a necessidade de identificar crianças de risco para controle do distúrbio nutricional a fim de diminuir a ocorrência de desfechos desfavoráveis na vida adulta (Bertins e cols, 2010).

Entendemos que nutrição e as práticas alimentares, são práticas sociais, não podendo ser abordadas por uma única perspectiva disciplinar, pois o significado do ato de nutrir, de comer, ultrapassa o mero ato biológico (Rotenberg; Vargas, 2004).

Compreendemos como práticas alimentares a seleção, o consumo, a produção da refeição, modo de preparação, de ingestão, isto é, o que se planta, o que se compra, o que se come, como se come, onde se come, com quem se come, com que frequência, em que horário, em que combinação, tudo isso conjugado como parte integrante das práticas sociais (Rotenberg; Vargas, 2004).

A intervenção na promoção de hábitos alimentares saudáveis deve ser enfatizada durante a infância para que permaneçam ao longo da vida. Um estilo de vida saudável precisa ser introduzido de forma gradual e mantido na idade escolar, priorizando a formação de hábitos alimentares adequados mediante estratégias de educação nutricional (Betins e cols, 2010).

Objetivo geral:

Observar e avaliar o hábito alimentar de crianças de 5 a 9 anos na fase escolar, quanto ao consumo de frutas, verduras e legumes. Associar o estado nutricional com os hábitos alimentares e conhecimentos em nutrição de escolares da cidade de Niterói.

Objetivo específico:

Alimentação de crianças de 5 a 9 anos na fase escolar, realizando medidas antropométricas e elaborando cardápio nutricional.

Metodologia:

Será feito o recolhimento de dados antropométricos de 20 crianças na faixa etária de 5 a 9 anos na fase escolar. A pesquisa vai ser quantitativa, para que possamos observar melhor o consumo alimentar de crianças nesta faixa etária. Este recolhimento de dados será realizado no Horti-fruti, que está localizado na Rua Marquês de Paraná.

Vai ser realizado as medida antropométricas, em cada dia útil, durante um mês, somando um total de 22 dias úteis.

Em seguida à coleta, quantificaremos o quanto cada criança consome por dia de verduras, legumes e frutas.

A atividade a ser realizada será uma peça teatral, sobre os benefícios de frutas, legumes e verduras, para que as crianças possam ficar mais atentas e assim aprenderem mais, e incentivar os pais a importância de consumir esses alimentos.

No final será realizado um piquenique, com todas as frutas e sucos variados de (F.V.L.).

Conclusão

Foi observado que a maioria das crianças não tinham o hábito do consumo, e muitas também não sabiam identificar as frutas, verduras e legumes, informando preferência á alimentos pouco nutritivos. Porém com o incentivo através da técnica de Educação nutricional utilizada, notou-se um interesse, e até mesmo a boa aceitação na ingestão desses alimentos pela criança. Percebemos que, quando incentivadas de forma correta, as crianças aceitam as frutas, verduras e legumes, e levando o conhecimento adquirido à diante. Esse incentivo ajudará a evitar grandes problemas futuros relacionado à obesidade e as doenças relacionadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com