TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emile Durkheim Da Divisão do Trabalho Social

Por:   •  19/11/2018  •  Resenha  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Trabalho da disciplina Sociologia II , ministrada pelo prof. e Dr. Antônio Mateus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Disciplina; Ciências Sociais.

 Discente; Marta da Silva Santos

Em sua análise sociológica, Durkheim considera a modernidade importante a partir da comparação entre diversas sociedades para construção objetiva da teoria moderna.

Ele tenta explicar, as consequências que as transformações modernas causaram nos mecanismos de integração social. Em sua reflexão, ele conclui que, as características da modernidade se dão pela divisão do trabalho e sua consequente especialização. Uma nova configuração a partir do avanço científico e tecnológico possibilita uma variedade de atividades sociais, políticas e econômicas.

Para Durkheim essa nova configuração social, implicava em novos tipos de relação entre os indivíduos, ele procura demonstrar a passagem do sistema feudal para o capitalista a partir da divisão do trabalho.

Com o intuito de fazer uma comparação entre várias sociedades, o autor estabelece um campo de estudo denominado morfologia social, o qual visava a classificação daquilo que o mesmo denominou de espécies sociais. Assim, Durkheim buscou classificar as sociedades como aquelas baseadas na solidariedade mecânica e aquelas baseadas na solidariedade orgânica.

Em sua obra,  Da divisão social do trabalho, Durkheim defende a passagem do período feudal baseado na solidariedade mecânica que constitui a baixa D.S.T(divisão do trabalho) e a transição deste sistema para a sociedade capitalista (moderna), baseada na  solidariedade orgânica que caracteriza a alta D.S.T(divisão do trabalho).

As sociedades baseadas na solidariedade mecânica tinham como características, as corporações de oficio empregadas pelas instituições sociais, como a família, a religião através das tradições e costumes, portanto, as relações sociais se davam de forma direta, constituindo a baixa divisão do trabalho, visto que, essa divisão era dada de acordo com numero de ocupações em relação a pequenos grupos e os espaços. Assim na solidariedade prevalece a consciência coletiva ou comum.

Para o autor, a solidariedade orgânica constitui o período considerado como a alta divisão do trabalho, caracterizado pela distribuição de funções em consequência da modernidade a partir de novas configurações de produção e avanços tecnológicos, assim nesta classificação a função integradora e o s laços de solidariedade entre os indivíduos se modificam ,produzindo uma maior autonomia. Portanto, a solidariedade orgânica liga o individuo a sociedade por intermédio da divisão do trabalho, atua nesta classificação a consciência individual, constituindo um efeito desintregador DaDa divisão social do trabalho, onde ele faz uma analise dos fatos sociais a partir da influencias da tecnologia e da ciência em uma sociedade moderna e chegando a obra O suicídio ele  aplica o método construído..

Bibliografia:

 

 DURKHEIM, Émile, 1858-1917.  Da divisão do trabalho social. Tradução: Eduardo Brandão.- 2ª Ed. São Paulo : Martins Fontes,1999. – (coleção tópicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (41.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com