TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedor

Monografias: Empreendedor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  796 Visualizações

Página 1 de 4

Pergunta 2

Uma organização está reformulando sua antiga área de recursos humanos. Pretende-se que a nova área, cujo foco deve ser em gestão de pessoas, atue de forma estratégica e alinhada aos objetivos da organização. Considerando as medidas que devem ser tomadas pela organização para que a atuação dessa área seja realmente estratégica, julgue os itens a seguir.

I. Deve haver direcionamento para resultados nos níveis individual - desempenho, satisfação no trabalho e aprendizado -, organizacional - eficiência, coesão e adaptação - e social - desenvolvimento do capital humano e aumento dos níveis de produtividade da mão de obra.

II. A empresa pode adotar o BSC como uma ferramenta possível para orientar a área de Gestão de Pessoas no sentido da estratégia organizacional, sobretudo por meio da perspectiva Aprendizagem e Crescimento que está mais afeita ao desenvolvimento de pessoas.

III. O planejamento deve focar-se no curto prazo para atender as demandas imediatas, devendo as perspectivas das relações de trabalho basearem-se na equipe.

Está (ao) CORRETA(s) a(s) afirmação(ões):

Resposta a. III apenas.

b. I apenas.

c. I e II apenas.

d. II e III apenas.

e. II apenas.

.0,2 pontos

Pergunta 3

Esteves e Souza Neto (2009) realizaram uma pesquisa com 53 empresas nacionais e estrangeiras, de médio e grande porte, que implantaram e desenvolveram o Balanced Scorecard (BSC)como ferramenta de gestão estratégica nos últimos cinco anos. O Objetivo da pesquisa foi o de verificar se estas empresas já obtiveram resultados satisfatórios. Constatou-se que a maioria das empresas já obtiveram melhorias gerais no entendimento da estratégia corporativa, na comunicação interna e, principalmente, atingiram o alinhamento organizacional e a obtenção de sinergias corporativas, transformando-as em vantagens competitivas. (Fonte: Revista Saberes Interdisciplinares, v4, dez 2009)

Considere as afirmações abaixo:

I O BSC traduz a missão e estratégia da empresa em objetivos e medidas organizados segundo quatro perspectivas: Financeira, Clientes, Compras e Produção.

II O BSC utiliza indicadores para informar aos membros da organização os vetores do sucesso atual e futuro, sendo uma forma de traduzir a estratégia em termos operacionais.

III O BSC baseia-se na premissa de que a monitoração da performance organizacional é possível graças ao estabelecimento de indicadores de desempenho, mensuráveis e estruturados, relacionando-os aos seus objetivos.

IV Uma organização pode ser entendida como um conjunto de processos relacionados, cada um com suas atividades que podem ser desmembradas em tarefas e assim sucessivamente, sendo que o BSC deve contemplar apenas o nível gerencial.

Estão corretas apenas as afirmações:

Resposta a. I e III, apenas.

b. II, III e IV, apenas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com