TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Ensaios: Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo Capitulo 1: Introdução.

O conceito de empreendedorismo começou a ser difundido no Brasil no final da década de 1990, com o intuito de diminuir a taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas nos seus primeiros anos. Até porque com a globalização e tentativas de estabilizar a economia, as grandes empresas precisavam buscar alternativas para manter- se no mercado.

O fator que predomina no fracasso de muitas das pequenas empresas, é a vontade de buscar independência, serem donos do próprio nariz e para isso aventuram- se, muitos ainda jovens, a abrir seu próprio negócio sem experiência nenhuma, sem falar do que são obrigados a assumir negócios que herdam das famílias e os que se encontram desempregados e buscam sobrevivência nos negócios sem noção sobre esse ramo.

A soma desses fatores despertou o interesse pelo tema “ Empreendedorismo” e tanto os grandes empresário, o meio acadêmico e o governo, perceberam a necessidade de investir nesse tema, criando inclusive programas de incentivo.

O investimento embora ainda necessite de melhorias, trouxe evolução nos últimos anos, segundo os estudos comprovados pelo SEBRAE o percentual de sobrevivência dessas pequenas empresas vem aumentando nos últimos anos.

Resumo Capitulo 2: O Processo Empreendedor.

O momento atual pode ser chamado de a “ Era do empreendedorismo”, pois os empreendedores estão revolucionando o mercado e são peças chaves no desenvolvimento e na economia mundial. O interesse pelo empreendedorismo se estendeu por todo o mundo e surgiu então a necessidade de investir nesse ramo, os governos criaram centenas de iniciativas parar enxergar e apoiar os empreendedores.

Foram criados vários programas de incentivo ao empreendedorismo e ao novo empreendedor: Entidades como SEBRAE e SOFTEX; O Programa Brasil Empreendedor; Ações voltadas á capacitação do empreendedor; Movimento de incubadoras de empresas no Brasil; entre outros.

O empreendedorismo teve destaque nos últimos 20 anos, mas foi somente na ultima década que se difundiu no Brasil.

Mesmo depois de muitos conceitos e estudos a respeito desse tema, o empreendedor ainda é confundido com o administrador, porém podemos diferencia- los de uma maneira resumida, o administrador planeja, organiza, dirige e controla já o empreendedor é o fazedor, seu próprio chefe, age de acordo com seus ganhos e sabe aproveitar uma boa oportunidade.

O empreendedorismo é um aprendizado contínuo e o processo empreendedor pode ser influenciado por fatores pessoais, sociológicos e do ambiente. Envolve todo um planejamento, desde avaliar uma oportunidade, desenvolver um plano de negócios, determinar e captar recursos necessários, até o gerenciamento da empresa criada.

Resumo Capitulo 3: Identificando Oportunidades- Parte 1.

Uma boa ideia é a base da negociação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com