TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo Matrix BCG

Tese: Empreendedorismo Matrix BCG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Tese  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 6

Empreendedorismo

Matriz BCG

Matriz BCG é uma matriz para análises de portfólio de produtos e unidades de negócios, tendo como base o ciclo de vida do produto e tem como principal objetivo auxiliar o processo de tomada de decisão dos gestores de marketing e vendas e é dividida em duas partes: crescimento do mercado e participação relativa de mercado quanto mais rápido for o crescimento de mercado de um produto ou, quanto maior for sua participação de mercado melhor será para empresa analisada. Maior será sua vantagem competitiva por produto em relação à seus concorrentes.

A empresa em estudo foi o Supermercado Comper filial Rui Barbosa, local em que alguém da família trabalha:

Como estrela da unidade temos produtos como o pão francês, a coca cola e o sabão Omo, produtos com alta participação de mercado, altas taxas de crescimento e líderes de mercado exigindo grandes investimentos. Caso o crescimento do mercado seja reduzido, pode facilmente se tornar uma “vaca leiteira”.

Como Ponto de interrogação estão o palmito, o pepino e o milho produtos pertencentes a um mercado com altas taxas de crescimento. Exige grandes investimentos e possui baixo retorno, com possibilidade de se tornar um “abacaxi” em pouco tempo. Porém,

por estar em um mercado com alto crescimento, pode também se tornar uma “estrela”, desde que seja bem tratado pela empresa;

Como Vaca leiteira está o leite, o arroz e o café, produtos com taxa de crescimento moderada em mercados já estabelecidos. Não demandam grandes investimentos, já que crescimento do mercado é baixo. Algumas empresas têm estes produtos como sua base, por terem os lucros e a geração de caixas altos. É comum ver “estrelas” se transformando em “vacas leiteiras”.

3

Como abacaxi está o coração de alcachofra, o cogumelo sierra shitake e o feijão locosteña produtos com baixa participação em um mercado maduro, sem crescimento aparente, e devem ser evitados ao máximo pela empresa, sendo possível até um descarte de tais produtos do portfólio da empresa, do ponto de vista financeiro e estratégico.

As cinco forças de Porter

As cinco forças de Porter são:

1-Rivalidade entre concorrentes: a rivalidade entre concorrentes é a mais importante nesse estudo, pois é necessário considerar e conhecer o ponto forte de seu concorrente direto, ou seja, aquela empresa que vende um produto ou serviço similar ao seu num mesmo segmento.

2- Barreiras à entrada de concorrentes: são fatores que minimizam a oportunidade ao surgimento de novas empresas concorrentes no mesmo setor. As principais barreiras são a economia de escala, o capital necessário e o acesso aos canais de distribuição. Na economia de escala, a empresa já estabelecida que produz em grande quantidade pode reduzir custos e o preço final para serem mais competitivas em comparação à empresa estreante que ainda não possui alta capacidade produtiva.

O capital necessário refere-se à restrição financeira que uma empresa estreante com capital de giro limitado apresenta em relação a líder de mercado com capital de giro e de investimento amplo e presente em suas linhas de produto.

O acesso aos canais de distribuição pode ser dominado pelas empresas já estabelecidas e com profundo domínio sobre um setor de mercado, limitando a distribuição de uma nova empresa.

3-Poder de barganha: É a capacidade de barganha dos clientes em relação às empresas do setor de mercado, ou seja, está relacionada com o poder de decisão dos compradores a respeito dos atributos, preço e qualidade de um produto e serviço. Quem conquista melhor o cliente final.

4-Barganha dos fornecedores: Na etapa de fornecimento de insumos e serviços ao setor de compras de uma empresa, os fornecedores possuem poder de barganha em setor monopolizado por poucos fornecedores, quando o produto fornecido é exclusivo quando a recisão e troca de fornecedor gera aumento dos custos, ou quando a empresa comprada não interessa muito.

5-Bens substitutos: são os produtos de um concorrente que não são similares ao da sua empresa, mas que atendem a mesma demanda de necessidade dos clientes. Não competem na mesma proporção, mas tiram uma fatia de seu mercado.

Análise de Swot

A ferramenta serve para organizações de todos os portes e incentiva o empreendedor a analisar sua empresa sob diversas perspectivas de forma simples, objetiva e propositiva. Os pontos fortes e fracos, que em geral, estão dentro da própria empresa e as oportunidades e as ameaças, que na maioria dos casos, têm origem externa.

A empresa analisada foi um “Espaço Vida Saudável”, que comercializa produtos da Herbalife situada na av. Calógeras centro em Campo Grande.

1- Baixo investimento

2- Sem exigências de formação escolar

3- Horários flexíveis

4- Simples o manuseio

5- Modelo duplicável

Encontrar pessoas com foco em dedicar tempo, no tempo determinado.

Encontrar pessoas ensináveis (disposta a aprender)

Encontrar pessoas com uma atitude acima da media

Um mercado em franca expansão

Um modelo de negocio que atinge varias faixas etárias (jovens, meia idade e idosos)

Um mercado de trabalho cada vez mais concorrido e exigente e o meu simples de fazer sem muitas exigências

Meu negocio é baseado em plano de marketing, e de tempo em tempo surgem planos de marketing oferendo dinheiro fácil e isso nos prejudica um pouco, só não mais, pois temos um produto que não possui concorrente

Composto de Marketing

Os 4 P’s de marketing, também conhecidos como Marketing Mix ou Composto de Marketing, são os 4 elementos básicos que compõe qualquer estratégia de marketing: Preço, Praça, Produto, Promoção. Como o nome já diz, elas são as definições fundamentais que uma empresa deve fazer para atingir um determinado público-alvo.

Propaganda: refere-se às estratégias de divulgação utilizadas. Isso vai envolver tanto estratégias on-line como links patrocinados, Fanpage, quanto estratégias off-line como anúncios, rádio, entre outras possibilidades.

Produto: refere-se às características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com