TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreender

Seminário: Empreender. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Seminário  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

Empreender, sustentar palavras comuns a todos nós pois, desde pequenos convivemos com elas. Sustentar foi o primeiro ato que o bebê teve da mãe ao ser amamentado logo ao nascer. Pouco tempo depois, engatinhando, buscou aprender a andar. “Ops!” Aprender ou empreender. Sim, empreender a andar foi nosso primeiro “empreendimento”. Empreendedorismo é o estudo do ato de empreender, da atitude empreendedora. Assim veio depois deste e Pode nos ajudar a empreender de forma mais segura e com maior probabilidade de êxito econômico, geração de valor e resultados.

Podemos brincar com as palavras “sustentar” e “habilidade”. Ao removermos o “r” e o “h”, e unirmos as palavras, “sustenta” + “abilidade” obtemos Sustentabilidade. Podemos concluir que seu significado está em “habilidade de sustentar”. Sendo habilidade, pode ser desenvolvida, aprendida, empreendida. “Ops!” empreendida!... Sustentar é: segurar, manter, conservar, alimentar, animar etc. (Aurélio Dicionário).

Ao falarmos em sustentabilidade, lembramos de “meio ambiente”, ecologia, “ONGs”, “salvar” o planeta. Tão longe de nós!... No entanto, o primeiro ambiente que temos, é o nosso próprio corpo! Que é sustentado pela mãe desde antes do nascimento. Ela nos ensina as primeiras habilidades para a vida. Assim é o nosso primeiro relacionamento, com o qual vamos perceber “o outro”, o ambiente.

Vejamos os conceitos apresentados em forma de trilogia: Sustentabilidade se faz pela união simultânea de três aspectos: ambiental, econômico e social. Essa é a chave do empreendedorismo atual: ambiente (corpo, família, bairro, cidade, estado, país, planeta); econômico (resultados financeiros, profissionais, geração de valor) e social (relacionamentos: familiar, pessoal, afetivo e profissional). Assim como demonstrado, a sustentabilidade está inter-relacionada com a cultura empreendedora. É fazer mais com menos, é ser economicamente mais eficaz, com menos impacto ao ambiente e mais tempo para desfrutar o convívio social. Depende de cada um de nós a preservação da espécie humana,visto que o planeta, seguramente, sabe se cuidar e quem não se adaptar a ele será extinto, como foram os dinossauros. Ou vai dizer ao “tsunami”:- não foi minha culpa! E ele dirá:- tudo bem, então só matarei os outros. O poder de solução está com os empreendedores que por meio da escolha ambiental, econômica e socialmente sustentável, preservarão a espécie humana.

Divirta-se.

Professor Ricardo Fera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com