TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreender na área de alimentação requer alguns cuidados

Resenha: Empreender na área de alimentação requer alguns cuidados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  Resenha  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

Empreender na área de alimentação requer alguns cuidados

Quem já não ouviu dizer que investir em alimentação é lucro certo? Com essa idéia em mente muitos empreendedores optam por esse segmento na hora de começar um negócio, porém, nem todos têm o perfil para empreender nesta área. Esse é um detalhe que pode fazer toda a diferença lá na frente.

No mercado de franquias, o segmento de alimentação é um dos maiores e apresenta um crescimento expressivo a cada ano. Esse crescimento é o reflexo da parceria que existe entre franqueados e franqueadores, pois ao dividirem as responsabilidades entre si, o empreendedor consegue administrar de forma mais eficiente sua franquia.

Mão na massa

Mesmo no mercado de franquia, onde o modelo de negócio já foi testado, para ter sucesso e gerar lucro é de extrema importância que o franqueado tenha afinidade com a área escolhida. O empreendedor tem que gostar de colocar a mão na massa e muitas vezes isso quer dizer ir para a cozinha e sair "cheirando a fritura ou assado".

Mesmo tendo uma equipe e colaboradores para cada atividade, vale lembrar que o empreendedor é o dono do negócio, portanto ele tem que ter domínio de cada atividade para poder cobrir, em uma eventualidade, qualquer posição, desde o caixa até o chapeiro.

Controle de estoque

O empreendedor deve também ser bastante detalhista, pois é o cuidado com o detalhe que o ajudará no controle de estoque, por exemplo, pois é fundamental saber não só dimensionar bem as quantidades de cada insumo para evitar um investimento desnecessário, como também para evitar perdas.

Descuidar do controle do estoque pode colocar em risco a saúde financeira do seu negócio se isso se tornar um ato repetitivo, mas também é uma questão de saúde no ramo alimentício. É necessário estar atento à data de validade de cada alimento e à forma de melhor acondicioná-lo. As perdas em estoque por má gestão terão um impacto direto no resultado final do negócio.

Limpeza e organização

Ser "louco" por limpeza e organização é outro requisito fundamental, para não correr risco desnecessário tanto na manipulação para a preparação do cardápio, quanto na apresentação dos pratos para o cliente.

A equipe deverá utilizar uniforme apropriado e touca no cabelo. A vaidade, principalmente para as mulheres, ficará fora da unidade. Unhas esmaltadas, brincos e maquiagem não combinam com o dia a dia de uma unidade de alimentação, seja a de um restaurante, café, lanchonete, sorveteria ou qualquer outro.

É fundamental, também, que o empreendedor esteja disposto a trabalhar nos finais de semana, pois costumam ser os dias de maior movimento, principalmente se a sua unidade estiver instalada em um shopping Center.

Ter o empreendedor à frente do negócio nas horas de maior movimento faz toda a diferença tanto no atendimento do cliente, como para garantir a dinâmica de funcionamento de todo o processo.

Portanto, as características comportamentais e de perfil, como: ser organizado e detalhista, gostar de processos, ter afinidade com a área, ter dedicação exclusiva ao negócio, falarão tão ou mais alto que as características técnicas do negócio. As técnicas poderão ser aprendidas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com