TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa Do Seculo 21

Artigos Científicos: Empresa Do Seculo 21. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 4

Estamos na alvorada de uma nova maneira de produzir, vender e prestar serviços. Uma poderosa onda de mudanças se aproxima da praia empresarial e promete destruir a velha maneira de conduzir negócios. Tudo indica que na próxima década as mudanças nas empresas serão maiores do que as verificadas nos últimos cinqüenta anos.

Sempre que ocorrem mudanças surgem oportunidades. Diante disso, é fundamental que os empresários sintonizem seus negócios com o ritmo de amanhã. Não devemos imitar aqueles que, por temerem o futuro, tentam uma fuga inútil rumo ao passado. Devemos buscar novos caminhos e soluções sobre os quais poderemos basear as estratégias para esse futuro que está muito mais próximo do que imaginamos.

Admito que é impossível prever os detalhes sobre o que funcionará melhor nos negócios nesse próximo século, todavia visualizo e preconizo uma estratégia empresarial focada em três setores estruturantes:

Empreendedorismo e criatividade

Já dizia Peter Drucker: “empreendedorismo é comportamento e não traço da personalidade”. Qualquer pessoa pode desenvolver atitudes e habilidades empreendedoras. O empreendedorismo é um movimento educacional que visa criar atitudes empreendedoras e mentes planejadoras. O empreendedor sonha, visualiza, planeja, implementa e assume riscos calculados. Os intra-empreendedores sofrem nas empresas cujos dirigentes costumam premiar pessoas com paralisia de imaginação e de vontade. Milhares de idéias geradoras de lucros morrem nos corredores e cantinas de empresas onde os gerentes se realizam bloqueando pessoas criativas. Idéias promissoras são abatidas com frases secas e depressivas como: “já tentaram isso e não deu certo”, “isso não funciona no Brasil” , “não podemos mudar o que está dando certo”. Esses bombeiros com visão de tatus acabam jogando água fria no fogo criativo das pessoas, acabam afogando o espírito e a motivação própria de quem cria e ousa divulgar suas idéias.

Nesse novo século o que vai fazer a diferença é o empreendedorismo baseado na criatividade e no planejamento. As empresas precisam ter uma visão de futuro que estimule a inovação e a experimentação de novidades. Todos deverão trabalhar num ambiente que estimule o surgimento de idéias para fazer melhor, mais rápido e com custos menores. Todos devem ser inoculados com o “vírus do empreendedorismo” e estimulados a descobrir, por exemplo, qual será o desejo do consumidor, até mesmo antes que ele mesmo saiba.

Informação

Um famoso estrategista militar chinês dizia há mais de 2.000 anos: “a vitória será do comandante que conseguir a informação certa no tempo certo”. Em nossos dias Bill Gates afirma: “o modo como uma pessoa reúne, administra e usa a informação determina se ela vai vencer ou perder”.

A Internet criou um espaço universal inteiramente novo e conectado. A sua capacidade de buscar informações e conectar pessoas vai continuar revolucionando a maneira de fazer negócios. Tanto as grandes como as pequenas empresas precisam entender melhor a Internet, e não vê-la apenas como uma simples vitrine para expor a empresa e seus produtos. Numerosas atividades empresariais podem ser desenvolvidas com sucesso na Internet, tais como a comunicação interna e externa, as compras, os serviços ao consumidor, a assistência técnica, o atendimento rápido de reclamações e, naturalmente, a publicidade e as vendas.

No século XXI a chave para o sucesso de qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com