TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio Sobre Cegueira

Artigo: Ensaio Sobre Cegueira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  769 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DO FILME ENSAIO SOBRE CEGUEIRA

Assistindo o filme Ensaio sobre a cegueira podemos perceber que ele é composto por várias metáforas, é uma crítica aos valores sociais, mostrando traços da sociedade burguesa contemporânea. Expondo o caos a que se chega quando a população é acometida de uma cegueira que não tem explicação e apenas uma pessoa continua enxergando.

A classe dominante logo trata de se livrar dos “doentes” indesejáveis e os encaminha para um antigo manicômio, sem se preocupar com as famílias, as ligações afetivas, profissionais, em fim, sem distinção abandonam aquelas vítimas do infortúnio à sua própria sorte, provendo apenas uma insuficiente quantidade de alimento.

Ali Murados, na total solidão e sem o auxílio das autoridades, se instaura um verdadeiro caos, aquelas pessoas tornaram-se a torpeza da humanidade, ao se digladiarem por um prato de comida ou uma cama para dormir. No decorrer da trama vemos as personagens passarem por um processo de transformação às custas da dor, do sofrimento e da precariedade que estão vivendo.

Podemos ver o individualismo, reprodução alienada dos valores impostos pela sociedade, grupos vão se formando, configurando a divisão de classes, pois se dividem em um grupo dominante que impões regras e subjuga os demais grupos.

O filme nos leva a refletir sobre a moral, os costumes, a ética e o preconceito. Os valores éticos e morais são completamente esquecidos diante de uma situação onde há que se lutar pela sobrevivência. Podemos ver desde as primeiras cenas do filme, situações que nos levam a questionarmos o que é válido, se a personagem está seguindo seus valores sociais, por exemplo, a mulher do médico a única que continua enxergando, se depara com situações inadmissíveis às pessoas em condições “normais”. Exposta à sujeira, a violência, a uma existência miserável em todos os sentidos, ela mata para preservar a si e aos demais.

Também podemos perceber no decorrer da trama a desconstrução das personagens, como a prostitua que, em princípio, parece não ter valores, mostra-se filha amorosa, amiga e uma mulher capaz de amar, não pela beleza física, mas pela ternura que as situações a levam. A mulher do médico que se torna uma líder corajosa, sai da condição de alienação e luta pela sobrevivência e liberdade do seu grupo. O nipônico que tem seus valores diferentes, mas que no final entende a atitude da esposa quando teve uma atitude fora dos seus padrões morais.

Outro momento que nos chama a atenção é quando as mulheres se unem sem distinção de idade, e se entregam em troca do alimento para os demais, mostrando sua ética humano- genérica.

Essas características únicas, o individualismo presente, nos levam a refletir sobre os valores que cada um de nós tem da vida, da moral, dos costumes.

Outro momento que nos chama a atenção é quando as mulheres se unem sem distinção de idade, e se entregam em troca do alimento para os demais, mostrando sua ética humano- genérica.

Em fim, Ensaio sobre a cegueira é uma metáfora da “falta de visão” das personagens que não enxergam os outros e nem a si próprios.

"O medo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com