TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensinar Ciencias

Pesquisas Acadêmicas: Ensinar Ciencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

O ensinar ciências

Sabe-se que ensinar Ciências é um grande desafio, pois a construção dos conhecimentos científicos e o desenvolvimento tecnológico crescem a velocidades inimagináveis. São várias as pesquisas que apontam um grande desinteresse dos alunos pelas Ciências e a não aprendizagem dos conteúdos que lhes são ensinados.

De acordo com o PCN ( Parâmetros Curriculares Nacionais) Ciências Naturais: “o objetivo fundamental do ensino de ciências passou a ser o de dar condições para o aluno identificar problemas a partir de observações sobre o fato, levantar hipóteses, testá-las, refutá-las e abandoná-las quando fosse o caso”(Brasil, 1997, p.18)

É fácil encontrar alunos que assumem uma postura inadequada ao trabalho científico, esperando receber as respostas em vez de buscá-las, que perderam o interesse e o encantamento em fazer perguntas, questionar a si, ao outro e a situação observada.

É necessário olhar o ensino de Ciências presente na escola se queremos melhorar a educação científica. As Ciências não podem ser vistas e tratadas como um conhecimento pronto a ser apresentado aos alunos.

As Ciências são um campo privilegiado para o desenvolvimento de conhecimentos e competências que preparam para a vida. Resolver problemas, analisar informações e tomar decisões são algumas delas. Para ensinar Ciências na escola hoje, o desafio que o professor tem em mãos não é tão somente preparar as aulas, ter material, mas saber como realizá-las de modo a formar alunos participativos, críticos, com ferramentas necessárias para gerar ideias próprias e tomar decisões, entender e intervir de modo consciente no mundo à sua volta.

Por outro lado, a formação de professores têm sido escassas, é importante encontrar um equilíbrio entre a formação científica e o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade.

Nesse sentido, o ensino de Ciências para as primeiras séries do Ensino Fundamental possui algumas peculiaridades, sua principal característica é o fato de ser praticada por um professor polivalente, em geral responsável também pelo ensino de outras disciplinas .

Segundo as Diretrizes Curriculares para formação de professores, o pedagogo é um profissional habilitado para atuar no ensino, na produção e difusão do conhecimento nas diversas áreas da educação e também na organização e gestão de instituições escolares, sendo a docência a base de sua identidade profissional.

A disciplina de Ciências, quando bem trabalhada na escola, ajuda os alunos a encontrar respostas para muitas questões e faz com que eles estejam em permanente exercício de raciocínio.

A maneira de ensinar passou décadas apoiada na reprodução dos mesmos padrões. Acreditava-se que os fenômenos naturais poderiam ser compreendidos com base apenas na observação e no raciocínio, bastando para isso que os estudantes fossem levados a conhecer todo o patrimônio científico produzido até então e a memorizar conceitos. A metodologia que tem no professor e no livro didático o centro da transmissão de saberes ficou conhecida como tradicional ou conteudista - e ainda hoje está presente nas salas de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com