TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolha étnica no Brasil

Por:   •  15/9/2016  •  Seminário  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Roteiro n4, Gabriel.

-Escolha étnica no Brasil.

Crescimento do etnicidade simbólica, lealdade nostálgica culto da geração imigrante de outro país , em busca  de sua raízes principalmente pelas manifestações culturais  música , folclore e etc.

Já a identidade como negro não é opcional pois o racismo se impõe sobre eles cotidianamente.

-Racismo institucional e o viés inerente das instituições sociais.

Ex quando a polícia embatidas na grande maioria seleciona negros a brancos.

-Teoria Ecológica ,Robert Park focada na luta por território .

Invasão ;

Resistência;

Competição;

Acomodação e cooperação;

Assimilação;

Mito da democracia racial

-Gilberto Freyre

A ideia de que no Brasil, ao contrário de países de regime apartheid, haveria um =a convivência pacifica e igualdade de chances independente da raça e etnia, Atribuído a Gilberto Freyre embora não esteja explícito em seus livro.

Acreditava na superação da percepção do negro de forma individual diferente de outras nações, esse negro no futuro exerceria empregos de bacharel especializado.

-Florestan Fernandes

A sociedade pós escravocrata, urbana e industrial nem absorveu nem neutralizou o padrão das relações baseadas em classe, transformando nessa” democracia racial” , as relações de raça se sobrepões sobre as classe. Negros permaneceram como plebe rural e urbana,o negro precisaria se auto afirmar como raça primeiro para garantir a presença na sociedade ,mas enfrentavam um dilema, duplo vinculo  ,   para aceitação era necessário agir como um branco ao mesmo tempo saber  que não era um desqualificação do negro(preconceito) em razão da condição social (desigualdade )e ao mesmo tempo a impossibilidade de supera-las ao deparar-se com barreiras (discrimicação), tornando este um ciclo vicioso de desigualdades sociais, Na manutenção dos padrões vigentes não houve para florestan  não foram criadas não foram criadas fisicamente barreiras e proteções que impedissem a competição do branco com o negro ,não está fundamentada no ódio racial ,nem no medo econômicoo negro  não chegou a posição de ameaçar o homem branco a esse ponto , por isso não foram realizadas nenhuma modalidade de resistência consciente e organizada que colocasse negros brancos e mulatos em posições antagônicas de luta.A superação deveria ser através da maior incentivo a organização ,sensibilização e reinvindicação de movimentos ligados a raça negra. O mito servia para isentar o branco de responsabilidade. E culpar o próprio negro por não ser ascender nas classes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com