TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REALIZAÇÃO OU ESTORNO DA RESERVA DE REAVALIAÇÃO FATORES DETERMINANTES DA ESCOLHA DAS COMPANHIAS ABERTAS NO BRASIL APÓS O ADVENTO DA LEI 11.63807

Por:   •  20/4/2020  •  Resenha  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

1º Resenha: REALIZAÇÃO OU ESTORNO DA RESERVA DE REAVALIAÇÃO: FATORES DETERMINANTES DA ESCOLHA DAS COMPANHIAS ABERTAS NO BRASIL APÓS O ADVENTO DA LEI 11.638/07

O artigo analisado sobre Realização ou estorno da reserva de reavaliação: Fatores determinantes da escolha das companhias abertas no Brasil após o advento da Lei 11.638/07, nós traz a posição das empresas de capital aberto do Brasil perante reavaliação de seus ativos após a sanção da lei 11.638/07 tal lei se contradiz a harmonização com as normas internacionais e a busca pela uniformização dos procedimentos contábeis, tanto a investidora quanto as suas controladas e coligadas. Tal artigo trata-se das escolhas das empresas, tendo em vista que as decisões tomadas pelos gestores sempre será com o intuito de minimizar o custo através de informações de qualidade e fidedignas, em uma visão sobre o saldo dos ativos e o que levou a tomada de decisão na direção tomar pelas empresas.

A obtenção dos dados foi feito através de uma amostra de 519 empresas de capital aberto que constam no Bovespa, um estudo das Demonstrações Financeiras juntamente com as Notas explicativas deste numerário apenas 144 obteve saldo na conta de reserva de avaliação uma parte composta pelas empresas que optaram pela realização da reserva de reavaliação e as demais que optaram pelo estorno da reserva. Foi utilizado o modelo de regressão em que a variável dependente é binária – mais especificamente, um modelo logit.

Do total das 144 empresas, 84,03% escolheram a reavaliação, enquanto que 13,89% resolveram optar por estorno e 2,08% não publicaram as Demonstrações Financeiras. É notório que cada empresa escolheu a opção que lhe proporciona mais rentabilidade financeira no que lhe desrespeito às contas patrimoniais. Por ser um artigo onde o foco é somente as contas publicadas na Bovespa, tais dados se tornam inconclusivos e suas variâncias não obtêm correlações, pois a fatores importantes não analisados, onde somente seria possível uma analise mais aprofundada através de uma pesquisa em cada uma das empresas através de entrevistas com questionário pré-estabelecido, desta forma o resultado obtido se torna viável apenas nível de 10%.

Tal estudo é de grande valia aos estudos sobre Reavaliação Patrimonial já que dentro das faculdades e universidades não tratam de forma aprofundada tal assunto, todavia tal pesquisa deveria abranger um maior numero de premissas para sua analise se tornar mais conclusiva e viável no uso de seus dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com