TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espaço Geográfico E Organização Humana: Questões De Análise Do vídeo "Homem Lento" De Milton Santos

Exames: Espaço Geográfico E Organização Humana: Questões De Análise Do vídeo "Homem Lento" De Milton Santos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  1.272 Visualizações

Página 1 de 4

Espaço geográfico e organização humana: questões de análise do vídeo “Homem lento” de Milton Santos

1) A partir do vídeo da TV Brasil sobre a história do geógrafo Milton Santos, intitulado "Milton Santos - De Lá Pra Cá - 12/06/2011", apresente uma breve síntese (8 a 10 linhas) sobre a importância das ideias deste para a humanidade em geral, especialmente no que diz respeito a contribuição do que ele chama de "homem lento."

RESP: De acordo com o vídeo, Milton Santos foi um ícone e divisor de águas para a Geografia, no mundo. Ele foi capaz de perceber a importância do terceiro mundo (periferia), sua forma de se relacionar, trabalhar e encontrar soluções criativas para moradia, emprego etc. Milton Santos fala que o que vai mudar o mundo atual é o homem lento. O “homem lento” seria um indivíduo vindo da periferia com uma personalidade deferente da sociedade, isto é, o homem que não está antenado na vida que nós vivemos, desligado das tecnologias como do aparelho celular. O tempo seria mais lento, não andaria envolvido no ritmo frenético da sociedade atual, por isso “homem lento”. Talvez seria a salvação para um mundo melhor, pessoas mais desatualizadas, com menos ambição, de vida simples e saudável. Como Milton Santos diz, um homem sem se esconder atrás de técnicas, um homem que de certa forma precisa desvendar o mundo, e esse indivíduo seria o futuro do mundo, quem mudaria o mundo, tal como movimentos como o MST (movimento dos sem-terra). Assim, Milton Santos revolucionou a Geografia, percebendo a importância e potencialidades da periferia, mostrando ao mundo que ela faz parte da sociedade e que possui um papel importante e positivo na mesma.

2) Ao longo deste tópico de estudos estudamos que, para compreender o mundo atual, não basta estudar primeiro a localização de cada continente (e dos países), depois seu relevo, seu clima etc., sem estabelecer grandes ligações entre esses vários aspectos. Nesse sentido, por que devemos considerar a teoria de Milton Santos, que tem como eixo principal a "Formação Econômica e Social", uma teoria válida para o entendimento do espaço geográfico? Justifique sua resposta.

RESP: Como fundamentam no vídeo que foi indicado, Milton Santos ele renova a geografia, estuda a filosofia, a história, ele mostra a importância de estudar o espaço geográfico, falar bem claramente da importância do território. Ele faz um estudo do território dos menos favorecidos, o espaço geográfico da periferia, e defende que um dia os pobres não vão mais se sujeitar as leis do estado, vão acabar um dia se revoltando. A base de explicação da teoria “Formação Econômica e Social”, seria a produção, isto é, o trabalho do homem para transformar utiliza-se da categoria do espaço, ou seja, a própria história da formação econômica e social está inserida no espaço. Segundo essa teoria, natureza e espaço são sinônimos, desde que se considere a natureza como uma natureza transformada, uma segunda natureza, que ultrapasse as fronteiras do ecológico e abranja toda a problemática social.O interesse dos estudos sobre as formações econômicas e sociais está na possibilidade que eles oferecem de permitir o conhecimento de uma sociedade na sua totalidade e também nas suas frações. Esse conhecimento é específico e apreendido num dado momento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com